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dc.contributor.authorSchultz, Janaína-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.title"Tu tens que se sentir útil. É uma trajetória, é uma vida" : sentido do trabalho na trajetória profissional dos professores em processo de aposentadoria.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do sulpt_BR
dc.contributor.advisorPerez, Karine Vanessa-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to understand the factors that influence the development of the activity of teachers in the process of retirement. The participants are professionals from public schools of education, from a city in the Center- Mountainous region located in the state of Rio Grande do Sul, which totaled 8 participants. The research was justified in accordance with the theoretical and methodological assumptions of Psychodynamics of Work, from an adaptation, which has the characteristics of favoring collective speech and listening, putting the work under analysis. With this study, it was possible to verify that, in the process of identity formation of these workers, recognition was one of the essential elements, where it can be verified that the profession transcends the walls of the school, being expressed the social duty of these workers. However, for this to happen, the resignification of the work process was one of the essential points for professional (trans) formation. These people do not recognize themselves as retirees because of the continuity in work activity, in which factors such as feelings of usefulness from the permanence in work, the pleasure and satisfaction in this context, the teaching collective and the remuneration justify the continuity in the paid activity.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores - Aposentadoriapt_BR
dc.subject.otherAposentadoria - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subject.otherTrabalho - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherSignificação (Psicologia)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2223-
dc.date.accessioned2018-09-26T17:50:44Z-
dc.date.available2021-07-05T00:03:05Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como propósito compreender os fatores que influenciam no desenvolvimento da atividade de professores em processo de aposentadoria. Os participantes são profissionais de escolas públicas de educação, de uma cidade da região Centro-Serra localizada no estado do Rio Grande do Sul, os quais somaram um total de 8 participantes. A pesquisa foi fundamentada de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Psicodinâmica do Trabalho, a partir de uma adaptação, esta que tem como características favorecer a fala e a escuta coletivas, pondo o trabalho em análise. Com este estudo, foi possível verificar que, no processo de formação identitária destes trabalhadores, o reconhecimento foi um dos elementos essenciais, onde pode-se verificar que a profissão transcende os muros da escola, ficando expresso o dever social destes trabalhadores. Contudo, para que isso ocorresse, a ressignificação do processo de trabalho foi um dos pontos essenciais para a (trans) formação profissional. Essas pessoas não se reconhecem como aposentadas devido à continuidade na atividade laboral, em que fatores como os sentimentos de utilidade a partir da permanência no trabalho, o prazer e a satisfação neste contexto, o coletivo docente e a remuneração justificam a continuidade na atividade remunerada.pt_BR
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