Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2226
Autor(es): Seibert, Sandi
Título: A morte e o morrer : percepções dos acadêmicos(as) de psicologia.
Data do documento: 2018
Protocolo CEP: 2.436.317
Resumo: Historicamente há mudanças significativas de paradigmas referentes a morte e ao morrer, pois, observa-se que, até o século XIX, a morte era considerada algo natural e admissível, tendo assumido, progressivamente, um caráter oculto e inaceitável. Neste contexto pode-se dizer que as percepções atribuídas ao processo do morrer sofreram mudanças conforme o momento histórico e os contextos socioculturais. Na atualidade a morte e o morrer são temas considerados como tabu na sociedade, sendo assim, pouco se fala ou se pensa sobre esta questão. Todavia, esta temática desperta diversos sentimentos nos profissionais que atuam nos contextos da saúde, inclusive os(as) Psicólogos(as), que têm sua prática guiada pela minimização do sofrimento, bem como, uma escuta ativa e reflexiva para melhor elaboração de questões. Partindo disso, o objetivo geral desse estudo foi conhecer as percepções sobre a morte e o morrer dos acadêmicos(as) do Curso de Psicologia. Para a realização desta pesquisa, foram entrevistados 10 (dez) acadêmicos(as) do Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, que estavam cursando entre o 7º e 10º semestre do currículo nº 3025, ou entre o 9º e 12º semestre do currículo nº 1743 e haviam realizado ao menos um dos quatro estágios integrados obrigatórios do Curso. Esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa e enquanto metodologia foram utilizadas entrevistas individuais semi-estruturadas, as quais a partir de um roteiro, procurou-se obter informações referentes aos objetivos da pesquisa e, também viabilizou que pudessem emergir no momento da entrevista, respostas que não estão condicionadas a uma padronização, mas sim a experiência dos sujeitos em relação a morte e ao morrer. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise temática indicada por Minayo (1993). E, após a coleta de dados e análise dos mesmos, a discussão foi organizada a partir de quatro marcadores temáticos, sendo eles: Morte e Morrer: um processo natural da vida; "Morrer em vida" : perdas e dificuldades de se pensar sobre a morte; Morte e morrer no contexto dos estágios em Psicologia; e, Educação para a morte e o morrer: um possível desafio na graduação em Psicologia.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Morte - Aspectos psicológicos
Psicologia - Estudantes
Orientador(es): Lasta, Leticia Lorenzoni
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandi Seibert.pdf287.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons