Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2227
Autor(es): | Schroeder, Bruna Luiza |
Título: | A produção do aluno-problema : um estudo a partir da Revista Nova Escola. |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Existem diversas discussões no Brasil sobre uma crise na educação. Em muitos casos, a culpa recai sobre os alunos, que passam a ser compreendidos como problemas. A temática da presente pesquisa circunda a busca pela compreensão de como os discursos da Revista Nova Escola contribuem para a produção da ideia de "aluno-problema". A partir do entendimento de que este conceito não se refere a uma individualidade, mas a uma produção, a questão que a pesquisa busca responder é a de como os discursos da Revista Nova Escola produzem o conceito de aluno-problema. Os objetivos da pesquisa foram investigar a produção da noção de aluno-problema no contexto escolar brasileiro, a partir da Revista Nova Escola e descrever como este conceito aparece, problematizando os discursos que o sustentam. Assim, são apresentados referenciais teóricos já produzidos na área, bem como, as questões que dizem respeito à temática. A metodologia utilizada para produzir e analisar os dados é baseada nos Estudos Culturais, a partir de uma perspectiva foucaultiana, compreendendo que os discursos e enunciados presentes na Revista produzem conceitos, como o de aluno-problema. Foram utilizadas todas as edições de 2017 para a produção dos dados. A partir da leitura, foram pensados dois analisadores: 1. Formas de nomear ; e 2. Modos de fazer: prescrições. No primeiro, são discutidos os termos encontrados para referirem-se ao conceito apresentado. No segundo, são descritos as prescrições apresentadas pela revisa, enquanto formas de solucionar tais problemas. A inclusão esteve presente nas discussões, sendo identificado como a ideia central no que tange aos modos de agir frente aos alunos-problema. Ao mesmo tempo, o não uso do termo, indica o quanto esta ideia está naturalizada, preservando o que se entende por politicamente correto. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Psicologia |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Nova Escola (Revista) Disciplina escolar Crianças - Problemas emocionais - Educação Educação - Estudos interculturais Cultura - Estudo e ensino Psicologia |
Orientador(es): | Hillesheim, Betina |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Luiza Schroeder.pdf | 364.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons