Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schroeder, Bruna Luiza | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A produção do aluno-problema : um estudo a partir da Revista Nova Escola. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Hillesheim, Betina | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Nova Escola (Revista) | pt_BR |
dc.subject.other | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Problemas emocionais - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Estudos interculturais | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2227 | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T12:29:04Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T12:29:04Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Existem diversas discussões no Brasil sobre uma crise na educação. Em muitos casos, a culpa recai sobre os alunos, que passam a ser compreendidos como problemas. A temática da presente pesquisa circunda a busca pela compreensão de como os discursos da Revista Nova Escola contribuem para a produção da ideia de "aluno-problema". A partir do entendimento de que este conceito não se refere a uma individualidade, mas a uma produção, a questão que a pesquisa busca responder é a de como os discursos da Revista Nova Escola produzem o conceito de aluno-problema. Os objetivos da pesquisa foram investigar a produção da noção de aluno-problema no contexto escolar brasileiro, a partir da Revista Nova Escola e descrever como este conceito aparece, problematizando os discursos que o sustentam. Assim, são apresentados referenciais teóricos já produzidos na área, bem como, as questões que dizem respeito à temática. A metodologia utilizada para produzir e analisar os dados é baseada nos Estudos Culturais, a partir de uma perspectiva foucaultiana, compreendendo que os discursos e enunciados presentes na Revista produzem conceitos, como o de aluno-problema. Foram utilizadas todas as edições de 2017 para a produção dos dados. A partir da leitura, foram pensados dois analisadores: 1. Formas de nomear ; e 2. Modos de fazer: prescrições. No primeiro, são discutidos os termos encontrados para referirem-se ao conceito apresentado. No segundo, são descritos as prescrições apresentadas pela revisa, enquanto formas de solucionar tais problemas. A inclusão esteve presente nas discussões, sendo identificado como a ideia central no que tange aos modos de agir frente aos alunos-problema. Ao mesmo tempo, o não uso do termo, indica o quanto esta ideia está naturalizada, preservando o que se entende por politicamente correto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Luiza Schroeder.pdf | 364.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons