Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchroeder, Bruna Luiza-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA produção do aluno-problema : um estudo a partir da Revista Nova Escola.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherNova Escola (Revista)pt_BR
dc.subject.otherDisciplina escolarpt_BR
dc.subject.otherCrianças - Problemas emocionais - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Estudos interculturaispt_BR
dc.subject.otherCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2227-
dc.date.accessioned2018-09-27T12:29:04Z-
dc.date.available2018-09-27T12:29:04Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoExistem diversas discussões no Brasil sobre uma crise na educação. Em muitos casos, a culpa recai sobre os alunos, que passam a ser compreendidos como problemas. A temática da presente pesquisa circunda a busca pela compreensão de como os discursos da Revista Nova Escola contribuem para a produção da ideia de "aluno-problema". A partir do entendimento de que este conceito não se refere a uma individualidade, mas a uma produção, a questão que a pesquisa busca responder é a de como os discursos da Revista Nova Escola produzem o conceito de aluno-problema. Os objetivos da pesquisa foram investigar a produção da noção de aluno-problema no contexto escolar brasileiro, a partir da Revista Nova Escola e descrever como este conceito aparece, problematizando os discursos que o sustentam. Assim, são apresentados referenciais teóricos já produzidos na área, bem como, as questões que dizem respeito à temática. A metodologia utilizada para produzir e analisar os dados é baseada nos Estudos Culturais, a partir de uma perspectiva foucaultiana, compreendendo que os discursos e enunciados presentes na Revista produzem conceitos, como o de aluno-problema. Foram utilizadas todas as edições de 2017 para a produção dos dados. A partir da leitura, foram pensados dois analisadores: 1. Formas de nomear ; e 2. Modos de fazer: prescrições. No primeiro, são discutidos os termos encontrados para referirem-se ao conceito apresentado. No segundo, são descritos as prescrições apresentadas pela revisa, enquanto formas de solucionar tais problemas. A inclusão esteve presente nas discussões, sendo identificado como a ideia central no que tange aos modos de agir frente aos alunos-problema. Ao mesmo tempo, o não uso do termo, indica o quanto esta ideia está naturalizada, preservando o que se entende por politicamente correto.pt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Luiza Schroeder.pdf364.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons