Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKnak, Camila Daniele-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProdução de subjetividade a partir de vivências em empresas juniores : um projeto que (trans)forma?pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPerez, Karine Vanessa-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAdministração de pessoal - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherSubjetividadept_BR
dc.subject.otherDesempenhopt_BR
dc.subject.otherEmpresaspt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2228-
dc.date.accessioned2018-09-27T13:06:02Z-
dc.date.available2020-07-30T00:03:05Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo compreender como a vivência em empresas juniores contribui na produção de subjetividade de futuros profissionais. Entende-se que as atividades extracurriculares na graduação podem proporcionar conhecimentos para a vida profissional. Entre essas atividades, estão as empresas juniores que articulam a teoria da graduação com as práticas de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual adotou 8 entrevistas semiestruturadas para o levantamento de informações. A análise dos resultados se deu a partir da análise de conteúdo, em que foram levantadas as categorias mais significativas, sendo elas o (re)pensar da profissão; a articulação do saber-fazer a partir da prática; e a produção de subjetividade. Revelaram-se que as vivências em empresas juniores auxiliam na formação acadêmica e profissional, gerando conhecimentos além da graduação. Também, este estudo mostrou que a produção de subjetividade é constituída por diversos elementos incluindo o desenvolvimento pessoal, o reconhecimento e o sofrimento no trabalho e as relações estabelecidas nesse contexto. Observou-se que as empresas juniores proporcionam o desenvolvimento de competências, satisfações e a vivências de dificuldades e desafios.pt_BR
dc.description.resumoThis study aims to understand how the experience in junior companies contributes to the production of subjectivity of future professionals. It is understood that extracurricular activities during the graduation period can provide insights into working life. Among these activities are junior companies that unite graduation theories with work practices. This is a qualitative research, in which he adopted 8 semi-structured interviews to collect information. The analysis of the results was based on the analysis of content, in which the most significant categories were raised, being them the (re) thinking of the profession; the articulation of know-how from practice; and the production of subjectivity. It was revealed that the experiences in junior companies help in the academic and professional formation, generating knowledge beyond graduation. Also, this study showed that the production of subjectivity consists of several elements including personal development, recognition and suffering at work and the relationships established in that context. It was observed that junior companies provide the development of competencies, satisfactions and experiences of difficulties and challenges.-
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Daniele Knak.pdf201.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons