Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2229
Autor(es): Fischer, Daniela
Título: "Eu sou quem então?" : o reconhecimento do trabalho docente na educação infantil.
Data do documento: 2018
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o reconhecimento do trabalho docente na educação infantil interfere na saúde dessas professoras. Buscou também entender as modificações no contexto da educação infantil e os fatores produtores de prazer e sofrimento decorrentes do ambiente laboral. A pesquisa foi realizada em um município do interior do Rio Grande do Sul, com oito docentes da primeira etapa da educação da rede pública de ensino, por meio de entrevistas semi-estruturadas. A metodologia utilizada foi uma adaptação da Psicodinâmica do Trabalho strictu sensu. O trabalho docente na educação infantil tem passado por modificações ao longo do tempo. Essas também se referem a organização do trabalho atual, em que algumas professoras precisaram assumir a responsabilidade pedagógica de mais de uma turma. Isso provocou grande sofrimento nas docentes. Percebe-se que há uma desvalorização social em relação a educação infantil. Por outro lado, há o reconhecimento por parte das crianças com as quais as professoras trabalham, manifestado por meio do afeto e do carinho. O reconhecimento é fundamental para que o trabalho tenha sentido para o sujeito.
Resumo em outro idioma: "Then Who Am I?" The recognition of the teaching work in childhood education This study had as general objective to understand how the recognition of the teaching work in the childhood education interferes in the health of these teachers. It also sought to understand the changes in the context of childhood education and the factors that produce pleasure and suffering due to the work environment. The research was carried out in a municipality in the interior of Rio Grande do Sul, with eight teachers from the first stage of public education, through semi-structured interviews. The methodology used was an adaptation of the Psychodynamics of Work strictusensu. Teaching work in childhood education has undergone changes over time. These also refer to the organization of the current work, in which some teachers had to assume the pedagogical responsibility of more than one class. This has caused great suffering in the teachers. It is perceived that there is a social devaluation in relation to childhood education. On the other hand, there is the recognition by the children with whom the teachers work, manifested through affection and endearment. In this sense, it is perceived that recognition is fundamental so that the work has meaning for the subject.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Educação de crianças
Prática de ensino
Professores - Formação
Saúde do trabalhador
Orientador(es): Perez, Karine Vanessa
Aparece nas coleções:Psicologia

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