Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2232
Autor(es): Santos, Tatiana Teixeira dos
Título: A experiência e o trabalho na (auto)formação de educadoras do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria.
Data do documento: 2018
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar como as experiências (auto)formativas contribuem no trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria. Destacam-se como objetivos específicos: identificar e analisar quais são as experiências mais significativas para as educadoras em sua trajetória (auto)formativa para o trabalho docente; investigar, através das (auto)narrativas das educadoras do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria - RS, os sentidos elaborados por elas sobre suas experiências para trabalho docente. A metodologia utilizada caracteriza-se como do tipo qualitativa com ênfase nos estudos de caso. Triviños (1987) menciona diferentes formas dessa metodologia e, dentre eles, encontra-se a história de vida, a qual é o foco desta dissertação. Entre os referentes teórico-metodológicos que fundamentaram o processo investigativo estão: Josso (2006), Nóvoa (1999), Schwartz (2016), Triviños (2015), Passeggi (2006), Souza (2006), Tardif (2002/2005) e Thompson (1981). Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete educadoras do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria, com idade entre 25 a 54 anos. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: memoriais, observações, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados encontrados foram analisados por meio da análise de conteúdo na perspectiva teórica do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados mostraram que as experiências significativas revelam que a educação é compreendida como um processo de (auto)transformação da realidade social onde as educadoras estão inseridas. Nesse contexto, para as educadoras, as experiências estão intimamente ligadas às emoções e essa se dá a partir da reflexão sobre sua prática docente no cotidiano, que vão transformando-se em processo (auto)formativo.
Resumo em outro idioma: This work aims to identify how the (self) training experiences contributes in the teaching work, in the Tiradentes School of the Military Brigade of Santa Maria. As specific objectives, there is the identification and analysis of which are the experiences that are most significant for the educators in their (self) training trajectory for the teaching work; the investigation, through the (self) narratives of the educators of the Tiradentes School of the Military Brigade of Santa Maria - RS, the senses elaborated by them on their experiences for the teaching work. The methodology used is characterized as a qualitative type with emphasis on the case studies. Triviños (1987) mentions different forms of this methodology and, among them, is the life history, which is the focus of this thesis. Among the theoretical-methodological references that supported the investigative process are: Josso (2006), Nóvoa (1999), Schwartz (2016), Triviños (2015), Passeggi (2006), Souza (2006), Tardif (2002/2005) and Thompson (1981). The subjects of the research were seven educators of the Tiradentes School of the Military Brigade of Santa Maria, aged between 25 and 54 years. As instruments of data collection, it was used: memorials, field diary, observations and semi-structured interviews. The data were analyzed through the analysis of content in the theoretical perspective of the method of historical and dialectical materialism. The results showed that the significant experiences reveal that the education is understood as a process of (self) transformation of the social reality in which the educators are inserted. In this context, to the educators, the experiences are intimately connected to the emotions, which is developed by the refection of their own daily teaching methodology that will become the (self) training process.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação
Educadores
Professores - Formação
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Teixeira dos Santos.pdf828.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons