Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2235
Autor(es): | Ribeiro, Denise Conceição |
Título: | O lugar como emergência de caminhos e convergências para o pertencimento e a aprendizagem. |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Tendo como ponto de partida minha trajetória por diversos espaços, muitos dos quais se tornaram lugares, busquei, na pesquisa narrativa que deu origem a esta dissertação, investigar o conceito de lugar de maneira a compreender de que forma vejo-me constituindo com ele, a fim de entender minhas escolhas, inclusive de formação acadêmica e opção na área da educação. Além disso, investiguei como o tema é percebido por um grupo de alunos, que possuem uma vivência semelhante à minha. A proposta levou-me a problematizar e refletir em torno do conceito de lugar como espaço da afetividade, como emergência de caminhos e convergências de ideias, de sentimentos de pertencimento, ou seja, de como o homem se constitui neste (e através deste) lugar, uma vez que é através do local/global que podemos ver o "mundo inteiro" e a nós mesmos. Para ilustrar e dar suporte à investigação, procurando abordar o tema a partir de diversos autores estudados na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem em Educação, recorri à teoria da complexidade e aprofundei meus estudos especialmente em Edgar Morin, Francisco Varela e Humberto Maturana. Para tanto, utilizei o método fenomenológico a partir dos entendimentos de Merleau-Ponty e Bicudo. Com relação ao conceito de lugar, apoiei minhas pesquisas em autores como Milton Santos e Yi-Fu Tuan. O objetivo foi compreender o lugar como locus privilegiado de contato e de relações homem-mundo, lembrando que daí emerge a aprendizagem. As conclusões apontam para a compreensão de que as percepções, as vivências e a memória dos seres humanos e dos grupos sociais são, portanto, elementos importantes na constituição de saberes, não apenas geográficos, mas, sobretudo, pedagógicos e educacionais. |
Resumo em outro idioma: | Considering as a starting point my trajectory through different spaces, many of which have become places, I have tried, in the narrative research that originated this dissertation, to investigate the concept of place in order to understand how I see myself in construction with it, in order to understand my choices, including my graduate studies and the option in the education field. Besides that, I investigated how the theme is perceived by a group of students who have a similar experience to my own. The idea made me problematize and reflect upon the concept of place as space for affection, as the appearance of ways and convergence of ideas, of feelings of belonging, that is, of how the person constitutes him/herself in (and through) this place, once we can see the “whole world” and ourselves through the local/global space. In order to exemplify and to give support to the investigation, as well as to attempt to approach the theme from the perspective of many authors that have been studied in the Learning, Technologies and Language research line, I based my work on the complexity theory and deepened my studies specially in Edgar Morin, Francisco Varela and Humberto Maturana. To do so, I used the phenomenological method from the considerations of Merleau-Ponty and Bicudo. Concerning the concept of place, I supported my researches in authors such as Milton Santos and Yi-Fu Tuan. The aim was to understand place as a privileged locus for the contact and for the relations between the man and the world, having in mind that there is where the learning emerges. The conclusions point to the understanding that the perceptions, the experiences and the memory of the human beings and the social groups are, therefore, important elements in the constitution of not only geographical knowledge, but also pedagogical and educational ones. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Aprendizagem Educação |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Denise Conceição Ribeiro.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons