Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFialho, Denise da Silva-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO encontro de crianças com a língua estrangeira no ambiente digital : processos de viver e aprender na perspectiva da complexidade.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at investigating the processes of foreign language learning in the digital environment, having the complexity paradigm as the starting point. It unites the subjects’ emotional and cognitive dimensions who reinvent themselves when reading, in the virtual space, stories in another language which differ from their mother one, in this case, the English language. This reading, that is not disconnected from life has a self-constitutive meaning, enabling a virtualization, which from its narratives allows a recreation of the living knowing ways. To support the research, authors like Maturana and Varela (1995), Barbier (2007), Capra (2006), Damásio (2011), Lévy (2010), Moraes (2004), Morin (2011), Oliveira (1999), Pellanda (2009), among others, help me strengthen the way as a researcher and as an observer as well. This is a qualitative research, this way self-narratives and field journal are used as instruments that allow to follow the learning processes experienced in the research and also as a dada production way, besides there being possibilities for experience discussion. As a researcher I noticed having encouraged the subjects of my research, causing noise in their lives, once they were given the chance to choose in class, through the internet, three (03) stories for the Reading Program. They were also challenged when suggested to think about our journey and to write self-narratives with their perceptions in which they formed themselves through autopoiesis, even expressing their emotions and feelings regarding relation our work. In closing, I think that I have also reached my goal with the meetings at the Military School Computer Laboratory once. I have noticed the subjects’ enjoyment with the creation of a closed Facebook group.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2237-
dc.date.accessioned2018-10-01T17:43:42Z-
dc.date.available2018-10-01T17:43:42Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata de uma investigação dos processos de aprendizagens da língua estrangeira no ambiente digital, tendo como ponto de partida o paradigma da complexidade. Este junta as dimensões cognitivas e emocionais dos sujeitos que reinventam a si mesmos quando leem, no espaço virtual, estórias em outra língua que difere da língua materna, neste caso, a língua inglesa. Essa leitura, que não é desvinculada da vida, tem um sentido autoconstituinte, possibilitando uma virtualização, que a partir de suas narrativas permitem uma reinvenção dos modos de viver-conhecer. Para sustentar essa investigação, autores como Maturana e Varela (1995), Barbier (2007), Capra (2006), Damásio (2011), Lévy (2010), Moraes (2004), Morin (2011), Oliveira (1999), Pellanda (2009), entre outros, ajudam a fortalecer meu caminhar como pesquisadora e, também, como observadora. Esta é uma pesquisa qualitativa e como metodologia utilizo as autonarrativas e o diário de campo como instrumentos que possibilitam acompanhar os processos de aprendizagem vividos na pesquisa bem como modos de produção de dados, além de serem possibilidades para uma discussão da experiência. Percebi que, como pesquisadora, provoquei os sujeitos da minha pesquisa, causando ruído em suas vidas, pois foi dada a oportunidade de escolherem na internet da sala de aula, três (03) estórias para o Programa de Leitura. Também os desafiei ao sugerir que refletissem em relação à nossa caminhada, solicitando que escrevessem autonarrativas com suas percepções, nas quais constituíram-se através da sua autopoiesis, expressando inclusive suas emoções e sentimentos em relação à nossa trajetória. Para encerrar, penso que consegui atingir o meu objetivo também com os encontros no Laboratório de Informática do Colégio Militar, pois observei o encantamento dos sujeitos com a criação do grupo fechado do Facebook.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denise da Silva Fialho.pdf7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons