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dc.contributor.authorSousa, José Alberto Bandeira-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise do papel do léxico na construção do sentido de discursos jornalísticos.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLebler, Cristiane Dall' Cortivo-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis work aims, through the Theory of Argumentation in Language (TAL), developed by Oswald Ducrot and, with the contribution of Jean-Claude Anscombre and Marion Carel, deconstruct the supposed notion of objectivity of journalistic discourse. This task is relevant for the scientific society, more precisely for the students of Argumentative Semantics, because this analysis has neglected any element that is not part of the language system. It has therefore given up the rhetorical elements that commonly serve as a support for the understanding of the meaning of discourses, as well as it proclaims the TAL. It was adopted as a general objective, analyzing the role of the lexicon in the construction of the sense of communication. This activity unfolded in the specific objectives of how the lexicon guides a construction of the sense of discourse; investigating as a lexical choice presents the speaker's position no discourse and finally investigate whether as full words and as instrumental words guide differently among themselves the construction of the meaning of discourses. This analysis was carried out in the informative journalistic genre of the reporting and news formats. The analysis of semantic phenomena, such as syntagmatic and paradigmatic relations, negation and irony in discourse, the study of internal and external arguments of full words, as well as the intensification or attenuation of the value of the argumentative force of instrumental words, play an essential role in deconstructing the belief in the objectivity of journalistic discourse, which has been widespread throughout the ages.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherJornalismo - Análise do discursopt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguaspt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherLexicologiapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2241-
dc.date.accessioned2018-10-22T13:04:05Z-
dc.date.available2018-10-22T13:04:05Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva, através da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), desenvolvida por Oswald Ducrot e, com a contribuição de Jean-Claude Anscombre e Marion Carel, desconstruir a suposta noção de objetividade do discurso jornalístico. Esta tarefa se mostra relevante para a sociedade científica, mais precisamente para os estudiosos da Semântica Argumentativa, pois esta análise desprezou qualquer elemento que não faça parte do sistema da língua. Abdicou-se, portanto, dos elementos retóricos que comumente servem de apoio para a compreensão do sentido dos discursos, assim como apregoa a TAL. Adotou-se, como objetivo geral, analisar o papel do léxico na construção do sentido de discurso jornalísticos. Esta atividade se desdobrou nos objetivos específicos de analisar como o léxico orienta a construção do sentido do discurso, investigar como a escolha lexical apresenta o posicionamento do locutor no discurso e, por fim, investigar se as palavras plenas e as palavras instrumentais orientam de forma diferente entre si a construção de sentido dos discursos. Esta análise foi realizada no gênero jornalístico informativo dos formatos reportagem e notícia. A análise dos fenômenos semânticos, tais como as relações sintagmáticas e paradigmáticas, a negação e a ironia no discurso, o estudo das argumentações internas e externas das palavras plenas, assim como a intensificação ou a atenuação do valor da força argumentativa das palavras instrumentais, desempenham função essencial para a desconstrução da crença da objetividade do discurso jornalístico, largamente difundido ao longo dos tempos.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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