Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aramburú, Leonardo Gabriel Cassani | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Agentes pedagógicos animados : desenvolvendo uma retroalimentação (feedback) não verbal. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Schreiber, Jacques Nelson Corleta | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais | pt_BR |
dc.description.abstract | This work intends to insert a new characteristic into the project “The Use of Cognitive Styles and Pedagogic Agents in the Teaching and Learning Process”, realized at UNISC (University of Santa Cruz do Sul) using the non-verbal feedback of the animated interface agent Dóris through the representation of emotions (joy, sadness, surprise and normal state). The work aims at turning the Intelligent Tutor Systems – ITS - more affectionate, thus improving the income of the users of these kinds of teaching environments. An improvement was obtained in the right-gettings when the environment was used in the presence of non-verbal communication. Even being a small improvement, it may be confirmed through non-parametrical statistic tests such as Square-CHI and Fischer’s Exact , methods employed with small samples. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas tutoriais inteligentes | pt_BR |
dc.subject.other | Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação) | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject.other | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação não verbal | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/225 | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-17T14:25:04Z | - |
dc.date.available | 2015-07-17T14:25:04Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a inserção de uma nova característica ao projeto "O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensinoaprendizagem", realizado na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, com a retroalimentação (feedback) não verbal do agente animado de interface Dóris através de representações das emoções (alegria, tristeza, surpresa e normal). Com o objetivo tornar os Sistemas Tutores Inteligentes - STI mais afetivo melhorando o rendimento dos usuários destes ambientes de ensino. Foi obtida uma melhora nos acertos quando o ambiente era utilizado com a presença de comunicação não verbal, ainda que seja uma melhora tímida, ela pode ser comprovada através de testes estatísticos não paramétricos, como: Chiquadrado e Exato de Fisher, métodos estes utilizados quando temos amostras pequenas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeonardoAramburu.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons