Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAramburú, Leonardo Gabriel Cassani-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAgentes pedagógicos animados : desenvolvendo uma retroalimentação (feedback) não verbal.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSchreiber, Jacques Nelson Corleta-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.abstractThis work intends to insert a new characteristic into the project “The Use of Cognitive Styles and Pedagogic Agents in the Teaching and Learning Process”, realized at UNISC (University of Santa Cruz do Sul) using the non-verbal feedback of the animated interface agent Dóris through the representation of emotions (joy, sadness, surprise and normal state). The work aims at turning the Intelligent Tutor Systems – ITS - more affectionate, thus improving the income of the users of these kinds of teaching environments. An improvement was obtained in the right-gettings when the environment was used in the presence of non-verbal communication. Even being a small improvement, it may be confirmed through non-parametrical statistic tests such as Square-CHI and Fischer’s Exact , methods employed with small samples.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subject.otherInterface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)pt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherComunicação não verbalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/225-
dc.date.accessioned2015-07-17T14:25:04Z-
dc.date.available2015-07-17T14:25:04Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a inserção de uma nova característica ao projeto "O uso de estilos cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensinoaprendizagem", realizado na UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, com a retroalimentação (feedback) não verbal do agente animado de interface Dóris através de representações das emoções (alegria, tristeza, surpresa e normal). Com o objetivo tornar os Sistemas Tutores Inteligentes - STI mais afetivo melhorando o rendimento dos usuários destes ambientes de ensino. Foi obtida uma melhora nos acertos quando o ambiente era utilizado com a presença de comunicação não verbal, ainda que seja uma melhora tímida, ela pode ser comprovada através de testes estatísticos não paramétricos, como: Chiquadrado e Exato de Fisher, métodos estes utilizados quando temos amostras pequenas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoAramburu.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons