Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2272
Autor(es): Bernardes, Paula
Título: Marketing de relacionamento com os clientes da empresa Comercial de Combustível Puntel LTDA.
Data do documento: 2018
Resumo: A empresa Comercial de Combustível Puntel está inserida no mercado há mais de 16 anos, e atua com o cuidado no atendimento de qualidade. O Posto são Bernardo, como é seu nome fantasia, vem percebendo as mudanças de mercado, pois o ramo de combustível preocupa-se com as inovações e oscilações de preços, e sabe que para manter-se atuante é preciso elaborar estratégias para diferenciação e fidelização. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um estudo de marketing de relacionamento com os clientes, para analisar o atendimento, principalmente no abastecimento direto na bomba, segmentar os clientes, analisar as influências de mercado, e fazer análise comparativa dos tipos de clientes e suas preferências. Foi utilizada uma amostra de 40 clientes, onde responderam a questões de influência ao consumo, avaliação do atendimento, dentre outros. Através da tabulação e análise dos dados, foi possível verificar que o atendimento familiar, e a facilidade de pagamento são os diferenciais, mas que alguns pontos precisam reaver melhora e desenvolvimento, como o "vale", onde são anotados os gastos mensais e pagos ao final de cada mês, atrasando a disponibilidade e o giro de caixa da empresa.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Marketing de relacionamento
Clientes - Contatos
Postos de gasolina - Marketing
Orientador(es): Kothe, Patrícia
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