Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2272| Autor(es): | Bernardes, Paula |
| Título: | Marketing de relacionamento com os clientes da empresa Comercial de Combustível Puntel LTDA. |
| Data do documento: | 2018 |
| Resumo: | A empresa Comercial de Combustível Puntel está inserida no mercado há mais de 16 anos, e atua com o cuidado no atendimento de qualidade. O Posto são Bernardo, como é seu nome fantasia, vem percebendo as mudanças de mercado, pois o ramo de combustível preocupa-se com as inovações e oscilações de preços, e sabe que para manter-se atuante é preciso elaborar estratégias para diferenciação e fidelização. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um estudo de marketing de relacionamento com os clientes, para analisar o atendimento, principalmente no abastecimento direto na bomba, segmentar os clientes, analisar as influências de mercado, e fazer análise comparativa dos tipos de clientes e suas preferências. Foi utilizada uma amostra de 40 clientes, onde responderam a questões de influência ao consumo, avaliação do atendimento, dentre outros. Através da tabulação e análise dos dados, foi possível verificar que o atendimento familiar, e a facilidade de pagamento são os diferenciais, mas que alguns pontos precisam reaver melhora e desenvolvimento, como o "vale", onde são anotados os gastos mensais e pagos ao final de cada mês, atrasando a disponibilidade e o giro de caixa da empresa. |
| Nota: | Inclui bibliografia. |
| Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
| Curso/Programa: | Curso de Administração |
| Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Assunto: | Marketing de relacionamento Clientes - Contatos Postos de gasolina - Marketing |
| Orientador(es): | Kothe, Patrícia |
| Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Paula Bernardes.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
