Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardes, Paula-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento com os clientes da empresa Comercial de Combustível Puntel LTDA.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSobradinhopt_BR
dc.contributor.advisorKothe, Patrícia-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.otherClientes - Contatospt_BR
dc.subject.otherPostos de gasolina - Marketingpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2272-
dc.date.accessioned2019-01-11T13:09:45Z-
dc.date.available2019-01-11T13:09:45Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA empresa Comercial de Combustível Puntel está inserida no mercado há mais de 16 anos, e atua com o cuidado no atendimento de qualidade. O Posto são Bernardo, como é seu nome fantasia, vem percebendo as mudanças de mercado, pois o ramo de combustível preocupa-se com as inovações e oscilações de preços, e sabe que para manter-se atuante é preciso elaborar estratégias para diferenciação e fidelização. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um estudo de marketing de relacionamento com os clientes, para analisar o atendimento, principalmente no abastecimento direto na bomba, segmentar os clientes, analisar as influências de mercado, e fazer análise comparativa dos tipos de clientes e suas preferências. Foi utilizada uma amostra de 40 clientes, onde responderam a questões de influência ao consumo, avaliação do atendimento, dentre outros. Através da tabulação e análise dos dados, foi possível verificar que o atendimento familiar, e a facilidade de pagamento são os diferenciais, mas que alguns pontos precisam reaver melhora e desenvolvimento, como o "vale", onde são anotados os gastos mensais e pagos ao final de cada mês, atrasando a disponibilidade e o giro de caixa da empresa.pt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Bernardes.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons