Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2274
Autor(es): Carvalho, Maria Cristina Pereira
Título: Formação em serviço social : problematizando as dimensões da prática profissional a partir da experiência de estágio curricular obrigatório no HSC.
Data do documento: 2018
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado tem por finalidade analisar a prática de estágio curricular obrigatório realizado pela acadêmica, no Hospital Santa Cruz, no município de Santa Cruz do Sul, no período de 2015/2 a 2017/1. Esse TCC, que aborda o tema formação em Serviço Social, resulta da experiência vivenciada enquanto estagiária daquela organização, mais precisamente junto à equipe do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial – SIAP. O problema central do TCC indaga sobre “como foi se constituindo o processo de estágio curricular obrigatório em Serviço Social da estudante no Hospital Santa Cruz de 2015/2 a 2017/1”? As hipóteses criadas para responder ao problema apresentado foram representadas pelas três dimensões constitutivas do trabalho do assistente social, quais sejam, ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. A metodologia consistiu-se em pesquisa qualitativa a partir de documentos construídos pela acadêmica durante o estágio, sendo estes os diários de campo e relatórios descritivos processuais e finais. A experiência possibilitou o entendimento acerca dos processos de trabalho do assistente social, a partir de apreensão teórica adquirida em sala de aula, além da compreensão de seus próprios processos enquanto estagiária. Entre os resultados obtidos pela acadêmica enquanto estagiária de Serviço Social no HSC, salienta-se ainda, a realização pessoal em poder fazer parte daquela equipe.
Resumo em outro idioma: The Course Conclusion Paper presented here aims to analyze the practice of compulsory curricular traineeship practiced by the academic in Santa Cruz Hospital, in the municipality of Santa Cruz do Sul, from 2015/2 to 2017/1. This CBT, which addresses the theme of Social Service training, results from the experience lived as a trainee of that organization, more precisely with the team of the Integrated Service of Psychosocial Care - SIAP. The central problem of CBT is the question of "how has the process of compulsory curricular traineeship in the Social Work of the student in the Santa Cruz Hospital from 2015/2 to 2017/1" been constituted? The hypotheses created to answer the presented problem were represented by the three constitutive dimensions of the work of the social worker, namely, ethical-political, theoretical- methodological and technical-operative. The methodology consisted of qualitative research from documents constructed by the academic during the internship, these being the field diaries and descriptive and final reports. The experience made possible the understanding of the work processes of the social worker, based on the theoretical apprehension acquired in the classroom, as well as the understanding of their own processes as a trainee. Among the results obtained by the academic as a trainee of Social Service at HSC, it is also worth noting the personal accomplishment in being able to be part of that team.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Serviço Social
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Serviço social médico
Programas de estágio
Assistentes sociais - Formação
Orientador(es): Pinto, Maira Meira
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina Pereira Carvalho.pdf381.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons