Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2293
Autor(es): Ellwanger, Eduardo
Título: Análise do grau de satisfação dos clientes da empresa Sorvetes Gut.
Data do documento: 2018
Resumo: Atualmente, com o crescimento do consumo de sorvetes no Brasil, o mercado tem sofrido mudanças significativas, tornando-se mais competitivo a cada dia. Desta forma, observou-se a necessidade de realização de uma pesquisa para avaliar a satisfação dos clientes. O estudo trouxe como objetivo geral mensurar o grau de satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos pela sorveteria. Já os objetivos específicos foram: identificar as dimensões pelas quais os consumidores avaliam a sorveteria e os sorvetes Gut, identificando os pontos fortes e fracos; medir a satisfação com a sorveteria e os sorvetes Gut, e propor recomendações mercadológicas para a empresa visando obter uma vantagem competitiva, possuindo como base os resultados obtidos na avaliação do grau de satisfação dos clientes da organização. Por esse motivo a metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso. Referente à abordagem qualitativa, foi adotada a busca de dados secundários (que compreende o levantamento bibliográfico entre outros) seguido da realização de entrevista em profundidade, com questões abertas, através do Método de Incidente Crítico. A abordagem quantitativa constituiu-se em coleta de dados através de entrevistas, pelas quais buscou-se medir opiniões, hábitos e atitudes dos consumidores com a finalidade de representá-los estatisticamente, e interpretá-los a partir de médias ou percentuais obtidos das respostas. A partir dos resultados, verificou-se que os clientes estão satisfeitos quanto à qualidade e variedade dos produtos, mostrando que suas necessidades e expectativas estão sendo atendidas. Durante a análise percebeu-se que alguns clientes relataram pontos fracos, dentre eles: o tempo de atendimento, a agilidade dos atendentes, a climatização do ambiente e o espaço para compras. A partir destes resultados, e considerando todas as informações levantadas, foram apresentadas sugestões de melhoria.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Satisfação do consumidor
Marketing de relacionamento
Qualidade dos produtos
Sorvetes, gelados, etc. - Administração
Orientador(es): Mello Moyano, Carlos Alberto
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