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dc.contributor.authorRieger, Paula Vitoria Lima-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePlano de negócios da Associação de Auxílio aos Necessitados Acasa de Amor (AANACA).pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSchneider, Leonardo Gustavo-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAssociações sem fins lucrativos - Administraçãopt_BR
dc.subject.otherOrganizações não governamentaispt_BR
dc.subject.otherSociedade civilpt_BR
dc.subject.otherEmpresaspt_BR
dc.subject.otherEmpresas públicaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2296-
dc.date.accessioned2019-01-17T16:47:26Z-
dc.date.available2019-01-17T16:47:26Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, em 2010, existia 290,7 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos. Comumente estas instituições são denominadas ONGs, porém a designação correta é Organização da Sociedade Civil (OSC). As OSCs são as organizações inseridas no terceiro setor e por isso possuem finalidade social e não podem distribuir os lucros entre seus gestores. Este trabalho apresenta o plano de negócios da Associação de Auxílio aos Necessitados Acasa de Amor (AANACA) que tem como intuito embasar a criação de uma OSC bem estruturada administrativamente. O objetivo principal é fornecer informações precisas e claras sobre a importância de planejar todas as áreas de uma instituição sem fins lucrativos, afim de evitar que com o decorrer do tempo as atividades desenvolvidas tornem-se insustentáveis, principalmente financeiramente. Para isso realizou-se dois tipos de pesquisa: a pesquisa qualitativa com o intuito de aprimorar e adaptar os conceitos existentes e a pesquisa descritiva para que fosse possível registar e analisar com veemência os aspectos relevantes acerca do plano de negócios. A técnica de pesquisa foi por meio de pesquisas bibliográficas e estudos de caso já que foi necessário avaliar as necessidades de uma OSC, bem como do público alvo - moradores de rua. Já a coleta de dados ocorreu por meio da observação, visto a necessidade de um contato direto com os aspectos específicos do plano de negócios de uma OSC. O desenvolvimento deste estudo permitiu verificar que assim como as empresas tradicionais, as OSCs também devem planejar corretamente sua estrutura administrativa. Isto ocorre principalmente pelos os recursos escassos que exigem que as atividades sejam desempenhadas de forma muito controlada, para que não ocorram prejuízos. As OSCs são fundamentais para a sociedade e ao utilizarem de ferramentas como o plano de negócios, se tornarão ainda mais alicerçadas administrativamente, o que impactará diretamente nas atividades desenvolvidas e na vida das pessoas atendidas.pt_BR
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