Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/230
Autor(es): Weber, Carina Hörbe
Título: O relacionamento dos jornais impressos hegemônicos das Regiões Central e do Vale do Rio Pardo/RS com os leitores e com o território.
Data do documento: 2011
Resumo: O comportamento estratégico-editorial contemporâneo da mídia sugere aproximação entre produção e recepção jornalísticas. As estratégias contemporâneas dos veículos de comunicação incentivam a participação dos públicos receptores. Esse comportamento estratégico-editorial ocorre em jornais impressos do Rio Grande do Sul, em estudo neste trabalho: da região Central, Diário de Santa Maria, e do Vale do Rio Pardo, Gazeta do Sul. Assim, realizou-se um mapeamento e análise das seções de participação para se identificar a presença do leitor e do território; a territorialização e o processo produtivo dos dois jornais. O processo produtivo do jornalismo está inserido dentro de um sistema capitalista avançado. O estudo está ancorado na teoria dos estudos culturais com autores como Richard Johnson, Raymond Williams, Ana Carolina Escosteguy, Jesús Martín-Barbero e Néstor García Canclini. Usou-se como modelo metodológico o circuito da cultura de Richard Johnson (1999), que prevê os momentos da produção, da circulação e do consumo dos produtos jornalísticos. A coleta de dados a campo foi realizada por meio de ntrevistas com profissionais dos setores de redação, circulação e comercial dos dois jornais, bem como observação participante nas redações. Buscou-se identificar, pelas estratégias de participação oferecidas, se os jornais podem gerar cidadania ou não. O estudo verificou que os dois jornais se valem de estratégias mercadológicas. A participação dos receptores e a inclusão do território ocorrem por duas vias: pelo apagamento de parte do território e pela visibilidade concedida à parte excluída por meio da resolução das suas demandas mais imediatas.
Resumo em outro idioma: Media’s contemporary strategic-editorial behavior suggests an approximation between journalistic production and reception. Contemporary strategies of communication vehicles stimulate receiving public’s participation. Such strategic-editorial behavior occurs in printed newspapers of the State of Rio Grande do Sul herein studied: from the Central Region, Diário de Santa Maria, and from the “Rio Pardo” Valley, Gazeta do Sul. A mapping and an analysis of the participation sections were thus carried out to identify reader’s and territory’s presence; territorialization and productive process of both newspaper. Journalism’s productive process is included in an advanced capitalist system. The study is anchored on the cultural studies theory with authors as Richard Johnson, Raymond Williams, Jesús Martín-Barbero, Néstor García Canclini, and Ana Carolina Escosteguy. Richard Johnson’s (1999) cultural circuit was used as methodological model, which foresees journalistic products’ production, circulation and consumption moments. Field data collection was made through interviews with both newspapers’ professionals of the composing, circulation and commercial sectors, as well as through a participating composing observation. Through offered participation strategies we tried to identify whether newspapers can or not generate citizenship. The study has verified that both newspapers use marketing strategies. Receptor participation and territory inclusion occur in two ways: in deleting part of the territory and through the visibility granted to the excluded part settling their most immediate demands.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Jornalismo local - Rio Grande do Sul
Jornalismo - Editoração
Comunicação de massa e cultura
Desenvolvimento regional
Orientador(es): Felippi, Ângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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