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dc.contributor.authorSoares, Tainá dos Santos-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRelações entre educação e religião : evidências no Rio Grande do Sul de 1991 à 2010.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGuimarães, Guilherme Machado-
dc.degree.departmentCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractSince religion is embedded in a social organism, it can be considered as an informal institution and can exert influences on the levels of education of individuals. This study aims to verify these influences using the microdata from the 1991, 2000 and 2010 censuses to perform the Z Hypothesis Test for the difference between the means of study years, where it was identified that only one belief group in 1991 did not obtain a mean of years of study different from the rest of the population, for the other groups and other censuses, all had different means. The estimation of the Linear Cross-Section Regression Model by Ordinary Least Squares for each year returned the different effects of different religious groups on the variable years of study. The three-period Differentiation Method by the Model of Fixed Effects estimated the fixed effect of each belief group for twenty years, through which it was identified that some groups exert positive influences while others exert negative influences. The calculation of the R² value by Beta sampling returned values through which it was possible to consider the estimated models as useful. The analysis of the results allowed to consider the hypothesis that the variable religion can exert influence over the years of study of the individuals through the effect of the informal institutions.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherReligiãopt_BR
dc.subject.otherEducação de basept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherIgreja e educaçãopt_BR
dc.subject.otherEconometriapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2301-
dc.date.accessioned2019-01-21T14:51:22Z-
dc.date.available2019-01-21T14:51:22Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoUma vez que a religião está inserida em um organismo social, a mesma pode ser considerada como uma instituição informal e que pode exercer influências sobre os níveis de educação dos indivíduos. Este estudo visa verificar estas influências utilizando os microdados dos censos de 1991, 2000 e 2010 para realizar o Teste de Hipótese Z para a diferença entre as médias de anos de estudo, onde identificou-se que somente um grupo de crença em 1991 não obteve uma média de anos de estudo diferente do restante da população, para os demais grupos e demais censos, todos apresentaram médias diferentes. A estimação do Modelo de Regressão Linear Cross-Section por Mínimos Quadrados Ordinários para cada ano retornou os diferentes efeitos dos diferentes grupos de religião sobre a variável anos de estudo. O Método de Diferenciação com três períodos pelo Modelo de Efeitos Fixos estimou o efeito fixo de cada grupo de crença por vinte anos, através do qual identificou-se que alguns grupos exercem influências positivas enquanto outros exercem influências negativas. O cálculo do valor R² por amostragem Beta retornou valores através dos quais possibilitou considerar os modelos estimados como úteis. A análise dos resultados possibilitou considerar a hipótese de que a variável religião pode exercer influência sobre os anos de estudo dos indivíduos através do efeito das instituições informais.pt_BR
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