Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bitencourt, Ticiane Almeida | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A necessária transição de uma racionalidade econômica para uma racionalidade ambiental : é possível essa transição com a atual formação dos profissionais de economia? | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Arend, Silvio Cezar | - |
dc.degree.department | Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description.abstract | The actual environmental global crisis confronted by the society present different asks about the real function of the economy in front of this crisis. During the economic thought evolution a little or nothing was discussed about the importance of the environment as the maintainer of every ecosystem. The neoclassical view of economy in relation of environmental issues brought about major changes in world economic standards, social and environmental and some of these patterns remained and were rationalized by the predominant economic system. So, the extractive production system remains intrinsically presented during the training of economists, being motivated by the still predominant economic rationality. In order to modify this standard it is necessary to modify the rationality of whoever is at the head of a system. Analyzing these issues, it has been realized that economists, professionals who are in front of companies, governments and entities and who direct the economic, productive and social routes, seeking local/regional or national economic development/growth, tend to have a role of extreme importance in modifying standards. For this the main objective of this monograph was to identify if there is and what is the main current environmental vision addressed in the graduation courses in Economic Sciences in Rio Grande do Sul in order to analyze if the transition from economic rationality to an environmental rationality is possible. For the realization of the research was analyzed the main environmental approach taught in graduation courses in Economic Sciences Higher Education Institutions in the State of Rio Grande do Sul was analyzed to verify if the teaching in these courses is enabling the professionals of economy, a training that enables these professionals on environmental issues, providing the transition from economic rationality to an environmental rationality. It was verified at the end of the research that the current formation of professionals of economic sciences still does not contemplate this orientation, remaining in the mold of a traditional economic rationality. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Economia ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Economia | pt_BR |
dc.subject.other | Economistas - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2302 | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T17:17:40Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T17:17:40Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A atual crise ambiental global enfrentada pela sociedade tem trazido diferentes questionamentos sobre o real papel da economia perante essa crise. Durante a evolução do pensamento econômico pouco ou nada se abordava sobre a importância do meio ambiente como mantenedor de todo ecossistema. A visão neoclássica da economia em relação às questões ambientais ocasionou grandes alterações nos padrões econômicos, sociais e ambientais mundiais e alguns desses padrões permaneceram e foram racionalizados pelo sistema econômico predominante. Assim, o sistema produtivo extrativista permanece sendo apresentado, de forma intrínseca, durante a formação dos economistas, sendo motivado pela racionalidade econômica ainda predominante. Para que se modifique esse padrão é necessário que se modifique a racionalidade de quem está à frente de um sistema. Analisando essas questões, percebeu-se que os economistas, profissionais que estão à frente das empresas, governos e entidades e que direcionam os rumos econômicos, produtivos e sociais, buscando o desenvolvimento/crescimento econômico local, regional ou nacional, tendem a ter um papel de extrema importância na modificação de padrões. Por isso, o objetivo principal desta monografia foi identificar se há e qual é a principal visão ambiental atual abordada nos cursos de graduação em Ciências Econômicas no Rio Grande do Sul, para, assim, analisar se a transição da racionalidade econômica para uma racionalidade ambiental é possível. Para a realização da pesquisa, foi analisada a principal abordagem ambiental ensinada nos currículos dos cursos de graduação em Ciências Econômicas das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado do Rio Grande do Sul, para averiguar se o ensino nesses cursos está possibilitando aos profissionais de economia, uma formação que habilite esses profissionais sobre as questões ambientais, proporcionando a transição da racionalidade econômica para uma racionalidade ambiental. Verificou-se ao final da pesquisa que a atual formação dos profissionais de Ciências Econômicas ainda não contempla esta orientação, permanecendo nos moldes da uma racionalidade econômica tradicional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ticiane Almeida Bitencourt.pdf | 957.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons