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dc.contributor.authorFerrão, Caroline Cipolatto-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAvaliação ambiental do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos de São Gabriel - RS.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLópez, Diosnel Antonio Rodriguez-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.description.abstractOne of the major challenges for public managers involves the proper management of waste produced by municipalities. The responsibility becomes more serious due to the charges imposed by current legislation, especially the Brazilian National Solid Waste Policy (NSWP), and the consequences resulting from improper management, causing impacts on the environment, health and public safety. In order to follow the NSWP, the present study was based on the regional ideas and finding the best alternatives for the Urban Solid Waste management system (USW) in the city of São Gabriel - RS through the application of the Life Cycle Assessment (LCA) tool. The computer program used was Umberto NXT LCA 7.14, with the Ecoinvent 3.1 database and the evaluation of six categories of environmental impact by the method CML 2001. The differential is in the simulation of the construction of a sanitary landfill in the municipal area and the choice of the area for its implementation through Geographic Information Systems (GIS) tools with Analytical Hierarchy Process (AHP) following the legislation. The results show that, in Scenario 1 (current), the collection process is the most impacting compared to the others with 96,58% of representativeness (6.443,76 EP/year) due to the burning of fossil fuels by vehicles. Even with the simulation of the construction of a local landfill, Scenario 2 maintained the collection as the most impacting process with 63,11%, followed by the construction of the landfill with 34,69% of representability (3.542,32 EP/year). Thus, the LCA data showed that it is not possible to compensate environmental impacts resulting from the construction of a landfill only with the impacts that were reduced in the transportation process.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLixo - Eliminação - São Gabriel (RS)pt_BR
dc.subject.otherImpacto ambiental - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherAterro sanitáriopt_BR
dc.subject.otherGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2306-
dc.date.accessioned2019-02-18T16:09:49Z-
dc.date.available2019-02-18T16:09:49Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios para os gestores públicos envolve a gestão adequada dos resíduos produzidos pelos municípios. A responsabilidade torna-se maior devido às cobranças impostas pela legislação vigente, tendo em vista a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), e pelas consequências resultantes da gestão inadequada, impactantes ao meio ambiente, à saúde e segurança pública. Com o propósito de seguir a PNRS, o presente trabalho foi estruturado nas ideias de regionalização e encontro das melhores alternativas para o sistema de gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de São Gabriel - RS através da aplicação da ferramenta da Análise do Ciclo de Vida (ACV). O programa computacional utilizado foi o Umberto NXT LCA 7.14, com o banco de dados da Ecoinvent 3.1 e a avaliação de seis categorias de impacto ambiental pelo método CML 2001. O diferencial está na simulação da construção de um aterro sanitário no próprio município e da escolha de área para a sua implantação através de ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com Análise Multicritério de Decisões (AMD) em acordo com a legislação. Os resultados mostram que no Cenário 1 (atual), a etapa da coleta é a mais impactante perante as demais com 96,58% de representatividade (6.443,76 EP/ano), devido à queima de combustíveis fósseis pelos veículos. Mesmo com a simulação da construção de um aterro sanitário local, o Cenário 2 manteve a coleta como a etapa mais impactante com 63,11%, seguida da construção do aterro com 34,69% de representatividade (3.542,32 EP/ano). Sendo assim, os dados da ACV mostraram que não é possível compensar os impactos ambientais oriundos da construção de um aterro sanitário apenas com os impactos que foram reduzidos na etapa de transporte.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado

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