Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2317
Autor(es): Oliveira, Maria Gabriela Neves de
Título: Empreendedorismo : dificuldades que as micros e pequenas empresas enfrentam para abrir e manter uma empresa.
Data do documento: 2018
Resumo: No Brasil o empreendedorismo começou a tomar forma em 1990 e em 2014, a sua taxa no Brasil foi de 34,5%, porém deve-se considerar que 48% dessas empresas desaparecem em até cinco anos a partir da data de fundação devido a dificuldades como falta de planejamento, falta de apoio familiar, falta de capacidade, falta de recursos financeiro, entre outros. Diante disso, o trabalho teve por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores para abrir e manter seus negócios, constatando os fatores de sucesso e fracasso, elaborando assim um plano de ação com propostas de melhoria visando o melhor funcionamento da empresa. A metodologia do presente estudo foi qualitativa e quantitava e, quanto ao objetivo foi exploratória descritiva, em relação aos procedimentos técnicos optou-se por utilizar a pesquisa documental e bibliográfica, com a coleta de dados ocorrendo no período de setembro/2018, através da utilização de um questionário. Constatou-se que a legislação, conseguir clientes e capital social foram as principais dificuldades enfrentadas pelos micro e pequenos empresários, sendo que os entrevistados controlam o que está acontecendo na empresa através dos resultados. A satisfação dos empreendedores está quando o cliente fica satisfeito e quando há reconhecimento, contudo as incertezas no mercado/negócio e os resultados financeiros estão entre os fatores preocupantes, ou seja, pode levar um empreendimento ao falecimento empresarial. Quanto ao sucesso do negócio, constatou-se que deve-se a dedicação, conhecimento detalhado do produto/serviço e ser acessível aos clientes e fornecedores. Para concluir, o estudo foi plenamente atendido e espera-se que desse modo possam ser desenvolvidas ações de capacitação para os empreendedores e que este estudo ajude os microempreendedores.
Resumo em outro idioma: In Brazil entrepreneurship began to take shape in 1990 and in 2014, its rate in Brazil was 34.5%, but it must be considered that 48% of these companies disappear within five years from the date of foundation due to difficulties such as lack of planning, lack of family support, lack of capacity, lack of financial resources, among others. The objective of this work was to identify the difficulties faced by entrepreneurs to open and maintain their businesses, noting the factors of success and failure, thus elaborating a plan of action with proposals for improvement aimed at the better functioning of the company. The methodology of the present study was qualitative and quantitative and, as far as the objective was descriptive exploratory, in relation to the technical procedures it was decided to use the documentary and bibliographic research, with data collection occurring in the period of September / 2018, through the use of a questionnaire. It was found that the legislation, obtaining clients and social capital were the main difficulties faced by micro and small entrepreneurs, and the interviewees control what is happening in the company through the results. The satisfaction of the entrepreneurs is when the customer is satisfied and when there is recognition, however the uncertainties in the market / business and the financial results are among the worrisome factors, that is, it can lead an enterprise to the corporate demise. As for the success of the business, it was verified that dedication, detailed knowledge of the product / service and be accessible to customers and suppliers. To conclude, the study has been fully met and it is hoped that in this way training actions for entrepreneurs can be developed and that this study will help microentrepreneurs.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Empreendedorismo
Pequenas e médias empresa
Empreendimentos
Orientador(es): Silva, Ione Sardão da
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Gabriela Neves de Oliveira.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons