Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalin, Vanessa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFerramentas para empreender e inovar em uma gestão de sucesso na odontologia.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMüller, Juliano César-
dc.degree.departmentCurso de Odontologiapt_BR
dc.description.abstractSucceeding in the profession of dental surgeon goes beyond technical qualification and expertise. It is known that these professionals often prioritize their technical knowledge, leaving behind the administrative knowledge, which is essential to manage their own practice or clinic. As a consequence, it is noted a mismanagement of practices, which together with the increasing competition, leads to a crisis in the market and, therefore, leads to the profession devaluation. Thus, this study aims to identify the basic tools for managing a dental practice, analyzing the degree of involvement in management and administration of dental surgeons in Santa Cruz do Sul. The study was undertaken through a cross-sectional analysis method, by wich data was collected from 59 semi-structured questionnaires about management and administration applied for professional who manage clinics and dental practices in Santa Cruz do Sul. As a result, the study showed the importance of some tools in the successful management of a dental clinic/practice, such as: management softwares, marketing, satisfaction surveys, non-dental updating courses, financial tools, customer registration, relations tools, among others. It was also possible to conclude that the use of these tools by the professional has, indeed, impact in the business financial income.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherOdontologiapt_BR
dc.subject.otherConsultórios odontológicos - Administraçãopt_BR
dc.subject.otherSatisfação do consumidorpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2365-
dc.date.accessioned2019-04-08T14:47:12Z-
dc.date.available2019-04-08T14:47:12Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO sucesso na profissão de cirurgião-dentista vai além da qualificação e competência profissional. Sabe-se que estes profissionais priorizam, muitas vezes, seus conhecimentos técnicos, deixando em segundo plano os conhecimentos administrativos, que são fundamentais para gerenciar o seu próprio consultório ou clínica. Como consequência disso, percebe-se a má gestão dos consultórios que, juntamente com o aumento da concorrência, gera uma crise no mercado e uma desvalorização na profissão. Diante disso, este estudo objetivou identificar quais as ferramentas básicas para administrar um consultório odontológico, analisando o grau de envolvimento em gestão e administração dos profissionais cirurgiões-dentistas de Santa Cruz do Sul. A pesquisa caracterizou-se como um estudo observacional transversal, através da coleta de dados de 59 questionários semiestruturados sobre administração e gestão para profissionais gestores de clínicas e consultórios odontológicos em Santa Cruz do Sul. Como resultado, a pesquisa mostrou a importância de algumas ferramentas para o sucesso do gerenciamento da clínica/consultório como: softwares de gestão, marketing, pesquisa de satisfação, cursos de atualização não odontológicos, ferramentas financeiras, cadastro de clientes, ferramentas de relacionamento, entre outras. Foi possível concluir também que o uso dessas ferramentas pelos profissionais gestores influencia, de fato, nos resultados de faturamento de seu negócio.pt_BR
dc.description.protocolo2.759.026pt_BR
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Salin.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons