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dc.contributor.authorWegner, Douglas-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGovernança, gestão e capital social em redes horizontais de empresas : uma análise de suas relações com o desempenho das empresas participantes.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localPorto Alegrept_BR
dc.contributor.advisorPadula, Antonio Domingos-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThis study was motivated by the theoretical gaps that exist in the network governance, network management and social capital of entrepreneurs and their relations with the performance of network firms. It is argued that despite the academic interest in interorganizational cooperation, studies overemphasize the reasons and benefits of cooperative strategies and give little attention to the internal aspects of the network organization. Besides that, it is currently estimated that in Brazil approximately 1,000 horizontal networks have been created. Such networks consist mainly of micro and small firms, which maintain their individuality, but enjoy the benefits that networking brings. Through a survey of 218 firms associated to 34 horizontal business networks in Brazil, the study analyzed how the governance and management practices adopted by the network and social capital of entrepreneurs are related to business performance. The study highlights that the network governance changes according to the characteristics of the network on duration, number of members and geographic coverage. In addition, there was a negative influence of centralized decision-making in networks, both for the performance of member firms and for the social capital of entrepreneurs. This result points to a dilemma that the Brazilian networks must face as they grow: develop governance systems that ensure the participation and alignment of decisions with the interests of members, while being sufficiently agile and efficient in highly competitive markets. The analysis also confirmed the role of the entrepreneurs’ social capital as a source of information and resources positively related to the performance of the firm, as well as the role of network management practices to enhance this performance. One of the theoretical contributions of the study is to adopt a new perspective on the concept of governance in horizontal business networks, understood here as the 'rules of the game' of the cooperation. The study also confirms the importance of the number and diversity of contacts, the quality of relationships and cognitive similarity that entrepreneurs have with their contacts for business performance. It was also found that the level of access to information acts as a mediating variable of the influence of social capital on corporate performance.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherConglomerados (Empresas)pt_BR
dc.subject.otherRedes de negóciospt_BR
dc.subject.otherGovernança corporativapt_BR
dc.subject.otherCapital socialpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subject.otherCooperaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/236-
dc.date.accessioned2015-07-17T18:21:22Z-
dc.date.available2015-07-17T18:21:22Z-
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo foi motivado por lacunas teóricas sobre a governança e gestão de redes horizontais de empresas e suas relações com o capital social dos empresários e o desempenho das empresas participantes. Argumenta-se que, apesar do interesse acadêmico na cooperação interorganizacional, os estudos enfatizam excessivamente os motivos e benefícios das estratégias cooperativas, mas pouco os aspectos internos de organização das redes horizontais. Além disso, estima-se que no Brasil tenham sido constituídas até o presente aproximadamente 1.000 redes horizontais, formadas principalmente por micro e pequenas empresas que mantêm sua individualidade legal, mas usufruem dos benefícios que o trabalho em rede proporciona. Através de uma pesquisa com 218 empresas associadas a 34 redes horizontais no Brasil, analisou-se como a governança da rede, as práticas de gestão da rede e o capital social dos empresários estão relacionados ao desempenho empresarial. Os resultados mostram que a governança se modifica de acordo com as características da rede em termos de tempo de existência, número de associados e abrangência geográfica. Além disso, verificou-se a relação negativa da centralização das decisões nas redes tanto para o desempenho das empresas associadas quanto para o capital social dos empresários. Esse resultado aponta para um dilema que as redes brasileiras devem enfrentar à medida que crescem: desenvolver sistemas de governança que sejam suficientemente ágeis e eficientes em mercados altamente competitivos e que, ao mesmo tempo, garantam a participação dos empresários e o alinhamento das decisões com os interesses dos associados. As análises também confirmaram o papel do capital social do empresário como fonte de informações e recursos positivamente relacionados aos resultados da sua empresa, assim como o papel das práticas de gestão da rede para potencializar esse desempenho. Entre as contribuições teóricas do trabalho está a adoção de uma nova perspectiva do conceito de governança em redes horizontais de empresas, entendido aqui como as ?regras do jogo? da cooperação. O estudo também confirma a importância do número e diversidade dos contatos dos empresários dentro da rede, a qualidade dos relacionamentos e a semelhança cognitiva para o desempenho empresarial. Verificou-se ainda que o nível de acesso a informações atua como variável mediadora da influência do capital social sobre o desempenho empresarial.pt_BR
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