Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2379
Autor(es): Severo, Michele Sabrine
Título: Qualidade de vida no trabalho e a violência em sala de aula : perspectivas de professoras da rede pública estadual de Santa Cruz do Sul/RS.
Data do documento: 2018
Protocolo CEP: 2.855.978 - 081072/2018
Resumo: Atualmente, torna-se um grande desafio para o profissional da educação estar inserido em um contexto de sala de aula onde está acontecendo tantos fatos ligados a violência. O presente estudo, realizado como trabalho de conclusão do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, teve como objetivos analisar a qualidade de vida no trabalho de professoras de uma escola da rede pública estadual da cidade de Santa Cruz do Sul/RS, e suas perspectivas frente a questões de violência no contexto de sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo e exploratório, utilizando entrevistas semiestruturadas com oito professoras de uma escola estadual do município. Após a realização e transcrição das entrevistas, da análise temática de conteúdo e de embasamento teórico foi construído três categorias. A primeira, intitulada "Prazer e sofrimento no trabalho frente a violência" expõe o que as professoras vivenciam em sala de aula e o que fazem para se proteger da violência. Na segunda categoria, "Os significados e o reconhecimento atribuídos a esta profissão", observou-se que em diversas situações sentem dificuldade de se expor e intervir, pois, se sentem-se frágeis diante de tais situações. Na terceira categoria, "O desgaste físico e emocional diante das questões de violência e sobrecarga no trabalho", a partir dos dados coletados, percebemos que diante de tantos desafios diários enfrentados por elas, seja em relação a violência, mas também pela não valorização desta profissão e pela sobrecarga no trabalho tem culminado em consequências graves, tanto para a educação quanto a saúde dessas profissionais.
Resumo em outro idioma: Currently, a great challenge for the professional of the education becomes to be inserted in a context of classroom where the violence is happening as many on facts. The present study, carried through as work of conclusion of the course of Psychology of the University of Santa Cruz do Sul - UNISC, it had as objective to analyze the quality of life in the work of teachers of a school of the state public net of the city of Santa Cruz do Sul/RS, and its perspectives front the questions of violence in the context of classroom. The methodology used in this research was of qualitative and exploratory matrix, using interviews half structured with eight teachers a state school of the city. After the accomplishment and transcription of the interviews, of the thematic analysis of content and theoretical basement were constructed three categories. The first one, intitled “Pleasure and suffering in the work front the violence” displays what the teachers live deeply in classroom and what they make to protect itself of the violence. In the second category, “the meanings and the recognition attributed to this profession”, were observed that in diverse situations they feel difficulty of if displaying and intervining, there fore, if they are felt fragile ahead of such situations. In the third category, “the physical and emotional consuming ahead of the questions of violence and overload in the work”, from the collected data, we perceive that ahead of as many daily challenges faced by them, either in relation the violence, but for the valuation of this profession and for the overload in the work has also not culminated in serious consequences, as much for the education how much the health of these professionals.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Violência na escola
Trabalho - Aspectos psicológicos
Professores - Estresse ocupacional
Orientador(es): Zacharias, Alba Regina
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michele Sabrine Severo.pdf552.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons