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dc.contributor.authorTerres, Janaíra de Oliveira-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação permanente/continuada e o reflexo na práxis de profissionais no CAPS AD III.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRomanini, Moises-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.abstractThe practices of Permanent and Continuing Education were thought through the creation of the Unified Health System (SUS), which highlights the need for a change in professional training in health. These practices meet these professionals to identify the training and developmental needs of health workers; the proposal is to produce a more humane and positive care about the individual and collective health of the population, promoting transformation in practices. In order to understand how these practices are carried out and understood by professionals, the work was carried out in a Psychosocial Care Center for Alcohol and Other Drugs III (CAPS AD III), with nine professionals from various areas of knowledge. To carry out the research, the same was passed by the Ethics Committee of the university, by the Department of Health and by the Coordination of the Service, the participating professionals received a consent form. For data collection, two meetings were held (Focal Groups), which were recorded (voice) for transcription. After the meetings and transcription, three categories were analyzed for content analysis, which were divided into: "Context of the work in the CAPS AD III", bringing some of the path taken by the professionals before working in the CAPS and after joining the service, as well as the issues surrounding the institution; the second category presented the "Perceptions of professionals on the practices of Permanent and Continuing Education", placing what professionals understand about these activities; and, finally, "Permanent and Continuing Education Practices within CAPS AD", which have already happened and are happening, as well as suggestions. It was possible to understand that many of these practices are associated with seminar and capacitation training, the professionals put the desire to go out to other municipalities. After the discussions they became actors and responsible for the transformation of the service, rethinking some strategies and thinking about the possibility of promoting meetings between the unit and other establishments, as well as providing information about the service, to bring the society closer to the institution.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEducação permanentept_BR
dc.subject.otherPolítica de saúdept_BR
dc.subject.otherPessoal de saúde mentalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2386-
dc.date.accessioned2019-04-09T17:19:22Z-
dc.date.available2019-04-09T17:19:22Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAs práticas de Educação Permanente e Continuada foram pensadas a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), que coloca em evidência a necessidade de mudança na formação profissional em saúde. Essas práticas vão ao encontro destes profissionais para identificar as necessidades de formação e também de desenvolvimento dos trabalhadores de saúde; a proposta é produzir um cuidado mais humanizado e positivo sobre a saúde individual e coletiva da população, promovendo transformação nas práticas. Com o intuito de entender como essas práticas são realizadas e compreendidas pelos profissionais, o trabalho foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III), com nove profissionais de varias áreas do conhecimento. Para realização da pesquisa a mesma passou pelo Comitê de Ética da universidade, pela Secretaria de Saúde e pela Coordenação do Serviço, os profissionais participantes receberam um termo de consentimento. Para coleta de dados foram realizados dois encontros (Grupos Focais), que foram gravados (voz) para realização da transcrição. Após a realização dos encontros e transcrição, foi realizada a divisão de três categorias para analise de conteúdo, as quais foram divididas em: - Contexto do trabalho no CAPS AD III - , trazendo um pouco do caminho percorrido pelos profissionais antes de trabalharem no CAPS e depois do ingresso no serviço, assim como as questões que envolvem a instituição; a segunda categoria apresentou as - Percepções dos profissionais sobre as práticas de educação permanente e continuada -, colocando o que os profissionais entendem sobre essas atividades; e, por fim, - Práticas de educação permanente e continuada dentro do CAPS AD-, as quais já aconteceram e estão acontecendo, assim como sugestões. Foi possível compreender que muitas destas práticas estão associadas a seminários e capacitações, os profissionais colocaram do desejo de saírem para outros municípios. Após as discussões se colocaram como atores e responsáveis pela transformação do serviço, repensando algumas estratégias e pensando na possibilidade de promover encontros entre a unidade e outros estabelecimentos, assim como fornecimento de informações sobre o serviço, para aproximar a sociedade da instituição.pt_BR
dc.description.protocolo93976318.5.0000.5343 - 09 de agosto de 2018pt_BR
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