Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2389
Autor(es): Rosa, Julilaine de Oliveira
Título: Narrativas de mães de crianças com transtorno severo do desenvolvimento psicológico : o impacto do diagnóstico.
Data do documento: 2018
Protocolo CEP: 93264918.5.0000.5343
Resumo: A pesquisa consiste em identificar os aspectos psicológicos que aparecem nas narrativas de mães, devido ao diagnóstico de Transtorno Severo no Desenvolvimento Psicológico de seus filhos. Buscamos identificar as percepções que emergem sobre a concepção de filho real e idealizado e as mudanças no cotidiano destas mulheres, articulando com estudos psicanalíticos que trabalham com esta temática. Participaram da pesquisa cinco mães de crianças com Transtornos Severos no Desenvolvimento Psicológico, incluindo o autismo atrelado a outras co-morbidades. As entrevistas foram gravadas e transcritas, sendo utilizado o método de análise de narrativas.Com a análise dos dados foram encontradas três categorias para discussão: Sensibilidade, angustia frente ao preconceito e busca de pertencimento; Dificuldades, busca de informação e sentimentos ambivalentes frente ao diagnóstico e Reconstrução de sonhos e constituição de uma linguagem singular com o filho(a).
Resumo em outro idioma: The research consists in identifying the psychological aspects that appear in the mothers narratives, due to the diagnosis of Severe Disorder in the Psychological Development of their children. We seek to identify the perceptions that emerge about the conception of real and idealized son and the changes in the daily life of these women, articulating with psychoanalytical studies that work with this theme. Five mothers of children with Severe Disorders in Psychological Development, including autism linked to other comorbidities, participated in the study. The interviews were recorded and transcribed, using the method of analysis of narratives. With the analysis of the data, three categories were found for discussion: Sensitivity, anguish in the face of prejudice and search for belonging; Difficulties, search for information and ambivalent feelings regarding diagnosis and reconstruction of dreams and constitution of a singular language with the child.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Mães e filhos
Crianças com deficiências do desenvolvimento
Mães de crianças autistas
Transtorno autístico - Diagnóstico
Orientador(es): Silva, Jerto Cardoso da
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