Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/239
Autor(es): Boettcher, Dulci Marlise
Título: O uso da internet no aprendizado de inglês como língua estrangeira na região de Santa Cruz do Sul.
Data do documento: 2001
Resumo: Este trabalho enfoca o processo de construção do conhecimento/subjetividade a partir de um novo paradigma - o relacional, e portanto, a questão da aprendizagem com virtualidade em ambientes educacionais, numa perspectiva metodológica/ontológica que aborda a cognição como capacidade do sujeito aprender com seu próprio operar no ambiente, de forma auto-criativa, sendo autor de sua própria produção de conhecimento. A pesquisa mostrou que a Internet, como instrumento de potencialização do conhecimento/subjetividade, através das práticas desenvolvidas no laboratório de informática da UNISC, possibilitou a construção do aprendizado da língua inglesa, considerando a identificação de categorias como a recursividade, interação e autonomia, proporcionados aos sujeitos envolvidos na pesquisa.O percurso da práxis oportunizou resultados que permitem ver que a educação é um processo de transformação na convivência, onde os seres humanos se transformam em seu viver, de maneira coerente e em congruência com seus educadores, e em coerência com o seu emocionar.
Resumo em outro idioma: This essay tackles the process of construction knowledge/subjectivity from a new paradigm – the relational one, and in so doing, it highlights the issue of learning with virtuality within the educational milieu, under a methodological/ontological perspective, which analyses cognition as the subject's capacity to learn as he/she operates in the environment around him/her, i.e, acting out as authors of their own production of knowledge. This research showed that by resorting to the Internet, as a tool able to boost knowledge/subjectivity and through practices carried out in a computer laboratory at UNISC, it is possible to construct ESL, by taking into account the identification of categories such as recursivity, interaction and autonomy, all of which were made available to the students involved in the research. The praxis trajectory allowed for a perception that education is an ever-changing and communal process, where human beings transform themselves and their lives in a coherent and congruent way, in consonance with their emotions and in rapport with their educators.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Internet na educação
Língua inglesa - Estudo e ensino - Santa Cruz do Sul (RS)
Orientador(es): Pellanda, Nize Maria Campos
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DulciBoettcher.pdf568.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons