Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2400
Autor(es): Scheibler, Karen Taís
Título: Educação emocional - enlaces na infância : estudo em uma escola de educação infantil do município de Mato Leitão - RS.
Data do documento: 2018
Protocolo CEP: 93226418.1.0000.5343 / 17/07/2018
Resumo: O cuidado e amparo ao desenvolvimento às crianças foram gradualmente encontrando espaço e importância, sendo historicamente construídas instituições para tal estímulo, motivadas principalmente pela inserção da mulher no mercado de trabalho. As "creches" surgiram como espaço de cuidado às crianças, porém sem grandes preocupações quanto a seu desenvolvimento, perspectiva que modificou com a chegada do Estatuto da Criança e Adolescente; pela Lei de Diretrizes e Bases Nacional, e mais recentemente com a Base Nacional Comum Curricular, que garantem possibilidades de promoção ao desenvolvimento de crianças nas Escolas de Educação Infantil. Pensando especificamente a uma dessas formas de desenvolvimento, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a educação emocional de crianças, de uma escola de educação infantil que utiliza práticas pedagógicas de expressão criativa/imaginativa, focando-se especialmente na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do município de Mato Leitão, Rio Grande do Sul. Para isso, buscou-se referências que auxiliassem a compreender os processos da educação emocional e sua relação com os construtos de criatividade e imaginação, tendo como âmbito central a educação infantil. Utilizou-se da metodologia de estudo de caso múltiplo, configurando esse estudo como uma pesquisa qualitativa. Realizou-se a coleta por meio de atividades propostas com as crianças, através de entrevistas semiestruturadas e de uma história infantil como dispositivo para a investigação da educação emocional destas. Posteriormente, as entrevistas passaram por uma análise de conteúdo qualitativa para compreensão e agrupamento de dados semelhantes. Frente à isso, percebeu-se que as crianças investigadas mostraram expressiva percepção emocional, conforme a hipótese da pesquisa, utilizando-se de expressões faciais e reações comportamentais para a manifestação de suas emoções. Assim, com os dados coletados e a literatura utilizada, supõem-se que a imaginação e criatividade no contexto da educação infantil podem estar relacionadas à educação emocional, ao passo que facilitam a vivência e demonstração das emoções pelas crianças.
Resumo em outro idioma: Development care and support for children gradually found space and importance. Motivated mainly by the insertion of women in the job market, institutions have been historically built for such stimulation. Daycare centers emerged as a space for childcare, but without major concerns about its development, a perspective that changed with the arrival of the Child and Adolescent Statute; by the National Guidelines and Basis Law, and more recently by the National Common Curricular Base, which guarantee promotion possibilities for child development in Early Childhood School Centers. Thinking specifically to one of these forms of development, the present research aimed to investigate emotional education of children at a kindergarten that uses pedagogical practices of creative/imaginative expressions, focusing especially on the Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) Mato Leitão, Rio Grande do Sul, Brazil. For this purpose, references were sought to help understand the process of emotional education and its relationship to the constructs of creativity and imagination, with child education as its core theme. The study was approached by the multiple case methodologies, configuring it as a qualitative research. Data collection was carried through proposed activities, on which the children participated by semi-structured interviews and a children’s story as emotional education investigation devices. Subsequently, the interviews went through a qualitative content analysis for the comprehension and grouping of similar data. Faced by this, it was observed that investigated children showed expressive emotional perception, according to the research hypothesis, manifesting their emotions by facial expressions and behavioural reactions. Thus, supported by the collected data and consulted literature, it is assumed that imagination and creativity in the context of early childhood education may be related to emotional education, affecting children’s living ease and emotional demonstration.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Educação afetiva
Educação de crianças
Criatividade
Imaginação
Educação de crianças - Mato Leitão (RS)
Orientador(es): Bortolini, Marcela
Aparece nas coleções:Psicologia

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