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dc.contributor.authorHomrich, Nadiesca Cardoso-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAspectos emocionais e cognitivos de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSchreiber, Jacques Nelson Corleta-
dc.contributor.advisorcoFrozza, Rejane-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.abstractIn distance learning courses, communication between teacher and student occurs via a Virtual Learning Environment (VLE). In this context, several authors in the area claim the existence of a strong relationship between emotion and cognition, and to establish a relationship of affection between teacher and learner may reflect positively on learning. Therefore, knowing and making use of the student's emotions, it may improve the interaction and contribute to the pupils’ motivation. Students have different cognitive styles, in other words, different ways to purchase or process the information. Each cognitive style has features and preferences for learning strategies that should be respected and addressed by the teacher at the time of preparation of teaching materials. To make a customizable VLE, adapting according to cognitive style and emotion of the student, different teaching materials (teaching tactics) were prepared. This is justified because to present the same educational materials for all students may not have the same result of learning for everyone, because of the different cognitive characteristics that each student possesses. Seeking the overall goal of the work is to adapt the VLE according to these aspects, some steps were necessary, such as, to infer emotion and cognitive style of the student, to study the characteristics of cognitive styles to elaborate pedagogical tactics and teaching materials; to define the interaction rules of pedagogical agents, considering aspects inferred during their interaction with the environment. And finally, to make the validation of this study, two groups of high school and graduation students, subsidized the results analyzed by the Clinical Method of Piaget and Data Mining techniques. As a result of the relationship between emotion and cognition in VLEs, it may highlight the importance of improving the quality of interaction and inferring the emotion of the student to support this improvement.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.otherEmoções e cogniçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/241-
dc.date.accessioned2015-07-20T12:01:59Z-
dc.date.available2015-07-20T12:01:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEm cursos a distância, a comunicação entre professor e estudante ocorre através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste contexto, diversos autores da área afirmam a existência de uma forte relação entre a emoção e a cognição, e que estabelecer uma relação de afetividade entre professor e aprendiz pode refletir positivamente no aprendizado. Por isso, conhecendo e fazendo uso das emoções do estudante, pode-se melhorar a interação e contribuir para a sua motivação. Os estudantes possuem estilos cognitivos diferentes, ou seja, diferentes formas de adquirirem ou processarem as informações. Cada estilo cognitivo possui características e preferências de estratégias de aprendizagem que devem ser respeitadas e contempladas pelo professor no momento da elaboração do material didático. Para tornar um AVA personalizável, adaptando-se de acordo com o estilo cognitivo e a emoção do estudante, diferentes materiais pedagógicos (táticas de ensino) foram elaborados. Isto se justifica porque apresentar o mesmo material didático para todos os estudantes pode fazer com que o resultado do aprendizado não seja o mesmo para todos, por conta das diferentes características cognitivas que cada estudante possui. Buscando o objetivo geral do trabalho que é adaptar o AVA de acordo com estes aspectos, algumas etapas foram necessárias, como inferir a emoção e o estilo cognitivo do estudante; estudar as características dos estilos cognitivos para elaborar as táticas pedagógicas e o material didático; definir as regras de interação dos agentes pedagógicos, considerando os aspectos inferidos durante sua interação com o ambiente. E, finalmente, para fazer a validação deste trabalho, dois grupos de estudantes do ensino médio e superior, subsidiaram os resultados analisados através do Método Clínico de Piaget e de técnicas de Mineração de Dados. Como resultado da relação entre a emoção e a cognição em AVAs, destaca-se a importância de melhorar a qualidade da interação, e de inferir a emoção do estudante para subsidiar esta melhoria.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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