Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2427
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Silvio Erasmo Souza da | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A mediação escolar apresentada pelo programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD) como política pública de prevenção e tratamento de conflitos escolares no município de Rio Pardo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Spengler, Fabiana Marion | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation deals with school mediation because of the great number of conflicts that occur in educational institutions that, if mismanaged, can turn into acts of violence and bring unpleasant consequences to the whole society. Therefore, the research aims to answer the following question: The Public Policy presented by the Educational Program of Resistance to Drugs and Violence (PROERD) in the city of Rio Pardo/RS, with the objective of prevention and mediation of school conflicts, can be considered a form of school mediation? From then on, the objectives were first to study the most frequent types of conflicts in the school community, to analyze the important aspects of mediation as a consensual form of resolution and appropriate treatment of conflicts and, lastly, to analyze the Educational Program of Resistance to Violence and Drugs (PROERD), as a tool for prevention and mediation of school conflicts in public schools in the municipality of Rio Pardo/RS. The method of deductive hypothetical approach, method of monographic procedure with bibliographic, documentary and field research techniques was used. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Política pública | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject.other | Mediação | pt_BR |
dc.subject.other | Violência na escola | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2427 | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T11:49:57Z | - |
dc.date.available | 2019-04-23T11:49:57Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como tema a mediação escolar em razão da grande quantidade de conflitos que ocorrem nas instituições de ensino que, se mal administrados, podem se transformar em atos de violência e trazer consequências desagradáveis a toda a sociedade. Para tanto, a pesquisa tem por objetivo responder o seguinte questionamento: a Política Pública apresentada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Rio Pardo/RS, com o objetivo de prevenção e mediação de conflitos escolares, pode ser considerada uma forma de mediação escolar? A partir de então, os objetivos foram, primeiramente, estudar os tipos de conflitos mais frequentes na comunidade escolar, analisar os aspectos importantes da mediação como forma consensual de resolução e tratamento adequado de conflitos e, por derradeiro, analisar o Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD), enquanto uma ferramenta de prevenção e mediação de conflitos escolares nas escolas públicas do município de Rio Pardo/RS. Utilizou-se o Método de abordagem hipotético dedutivo, método de procedimento monográfico com técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvio Erasmo Souza da Silva.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons