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dc.contributor.authorSilva, Silvio Erasmo Souza da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA mediação escolar apresentada pelo programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD) como política pública de prevenção e tratamento de conflitos escolares no município de Rio Pardo.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSpengler, Fabiana Marion-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with school mediation because of the great number of conflicts that occur in educational institutions that, if mismanaged, can turn into acts of violence and bring unpleasant consequences to the whole society. Therefore, the research aims to answer the following question: The Public Policy presented by the Educational Program of Resistance to Drugs and Violence (PROERD) in the city of Rio Pardo/RS, with the objective of prevention and mediation of school conflicts, can be considered a form of school mediation? From then on, the objectives were first to study the most frequent types of conflicts in the school community, to analyze the important aspects of mediation as a consensual form of resolution and appropriate treatment of conflicts and, lastly, to analyze the Educational Program of Resistance to Violence and Drugs (PROERD), as a tool for prevention and mediation of school conflicts in public schools in the municipality of Rio Pardo/RS. The method of deductive hypothetical approach, method of monographic procedure with bibliographic, documentary and field research techniques was used.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPolítica públicapt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherMediaçãopt_BR
dc.subject.otherViolência na escolapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2427-
dc.date.accessioned2019-04-23T11:49:57Z-
dc.date.available2019-04-23T11:49:57Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema a mediação escolar em razão da grande quantidade de conflitos que ocorrem nas instituições de ensino que, se mal administrados, podem se transformar em atos de violência e trazer consequências desagradáveis a toda a sociedade. Para tanto, a pesquisa tem por objetivo responder o seguinte questionamento: a Política Pública apresentada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Rio Pardo/RS, com o objetivo de prevenção e mediação de conflitos escolares, pode ser considerada uma forma de mediação escolar? A partir de então, os objetivos foram, primeiramente, estudar os tipos de conflitos mais frequentes na comunidade escolar, analisar os aspectos importantes da mediação como forma consensual de resolução e tratamento adequado de conflitos e, por derradeiro, analisar o Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD), enquanto uma ferramenta de prevenção e mediação de conflitos escolares nas escolas públicas do município de Rio Pardo/RS. Utilizou-se o Método de abordagem hipotético dedutivo, método de procedimento monográfico com técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado

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