Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/243
Autor(es): Storch, Luiz Afonso
Título: O uso da gestão de processos em um sistema JIT/KANBAN.
Data do documento: 2014
Resumo: Diante da constante exigência dos clientes para as organizações ofertarem melhores produtos com preços mais atrativos, essas precisam desenvolver e melhorar continuamente seus processos internos, que é a parte do seu ciclo contínuo de produção/consumo. A falta de previsibilidade e a falta de cooperação intra-organizacional também relaciona-se a demanda de clientes, que transfere para a cadeia produtiva da organização a dificuldade de programação de compra, produção e estocagem, caracterizada pela indecisão quanto ao que comprar. Para contribuir para o alcance desses desafios existem diversas ferramentas e metodologias, o objetivo geral desse trabalho foi diagnosticar a existência de compatibilidade entre JIT/KANBAN e Gestão de Processos, na visão dos usuários do sistema de manufatura, e simular possíveis melhorias. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa, considerando as variáveis envolvidas. De acordo com seus objetivos foi exploratória, visto que foi efetuada revisão bibliográfica, e descritiva, devido ao levantamento de dados realizado. Para os procedimentos de coleta de dados foi adotado o estudo de caso. Assim, inicialmente foi realizada revisão teórica de alguns sistemas, desde o JIT/KANBAN até a Gestão de Processos, abordando também simulação, para o levantamento de dados e realização do estudo de caso. Dos principais resultados encontrados observou-se que independente da metodologia que a organização escolher operacionalizar, a busca deve ser sempre pelo incremento em seu resultado e mesmo com a diversidade de ferramentas disponíveis é necessária a mobilização e o envolvimento das pessoas, pois são elas fundamentalmente que fazem com que o projeto alcance sucesso. Durante o trabalho foi abordada justamente a percepção das pessoas sobre seu ambiente de trabalho na rotina diária. Destaca-se ainda que o resultado do trabalho demonstra que o uso conjunto de sistemas distintos pode contribuir para alcançar o objetivo principal, da maioria das organizações, de gerar melhores resultados para seus sócios e que a participação ativa das pessoas é decisiva para tal.
Resumo em outro idioma: Faced with the constant demands of customers for organizations an offer better products at more attractive prices, they need to develop and continuously improve its internal processes, which is the part of his continuing cycle of production / consumption. The lack of predictability and lack of intra - organizational cooperation also relates to customer demand, which transfers to the productive chain of the organization of the difficulty of purchasing, production and inventory planning, characterized by indecision as to what to buy. To contribute to the achievement of these challenges there are several tools and methodologies, the aim of this study was to detect the existence of compatibility between JIT / KANBAN and Process Management, in the view of users of the manufacturing system, and simulate possible improvements. The methodology was qualitative research, considering the variables involved. According to their goals was exploratory, since literature review was performed, and descriptive, due to data collection achieved. Procedures for data collection case study was adopted. So, initially theoretical review of some systems was performed, since the JIT / KANBAN to Process Management, also addressing simulation for data collection and completion of the case study. The main findings revealed that regardless of the methodology that the organization chooses to operationalize, the search must always be the increase in your income and even with the diversity of available tools is required the mobilization and involvement of the people, because they are essentially doing with the project to achieve success. During the work was rightly addressed the people perception of their work environment in the daily routine. Note also that the result of the study shows that the combined use of different systems can help achieve the main goal of most organizations, to generate better outcomes for their members and the active participation of the people is decisive for this.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Controle de processo
Administração da produção
Just-in-time
Orientador(es): Nara, Elpídio Oscar Benitez
Coorientador(es): Kipper, Liane Mählmann
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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