Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Drum, Marluci Fontana | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Jornalismo imersivo : a apropriação da realidade virtual em narrativas imersivas brasileiras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Piccinin, Fabiana | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research proposes a reflection on the anatomy of the immersive journalistic narratives based on Brazilian productions. To do so, this search intends to check how journalisms appropriates itself of virtual reality- and its resources - to produce this kind of narrative and offer the idea of real sense and empathy for him pretended. To understand this question, were elected as objects of this study the reports São Francisco, um rio que agoniza (R7), Batalha de Mossul (SBT) and the documentary Ocupação Mauá (Tadeu Jungle). Because they are Brazilian journalistic productions in Virtual Reality and their narrative themes are interesting and engaging, because they deal with important issues and require further: a Brazilian’s journalist perspective about the war on Iraq; the routine and organization of the inhabitants of an occupation on São Paulo’s downtown. The research adopts a set of methodology based on three essential steps: 1. the review from the bibliography presented in the two theoretical chapters; 2. the study and the presentation of three audiovisual journalistic narratives that uses virtual reality; 3. the elaboration of analytical categories, emerged from the preliminary exploratory analysis, and applying these to the selected objects. With the objective of offering relevant theoretical basis, the study is dedicated to the definitions and reflections on real, virtual reality, immersion, journalistic immersive narratives, among others, with the approaches of authors such as Slavoj Žižek, Claudio Kirner, Robson Siscouto, Marie-Laure Ryan, Aronson-Rath et al, Luiz Gonzaga Motta, Raquel Ritter Longhi, EvaDomínguez, Nony de La Peña, among others. For that matter, it can be understood that the contents of immersive journalism offer, beyond the sense of real, posssibility of empathy and with it can cause positive impact on important social issues. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject.other | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2439 | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T14:10:58Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T14:10:58Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a anatomia das narrativas jornalísticas imersivas a partir do estudo em produções brasileiras. Para isso busca verificar como o jornalismo se apropria da realidade virtual, e dos seus recursos, para produzir esse tipo de narrativa e assim ofertar a ideia de sentido de real e de empatia por ele pretendidos. Para compreender essa questão elegeram-se como objetos deste estudo as reportagens São Francisco, um rio que agoniza (R7) e Batalha de Mossul (SBT) e o documentário Ocupação Mauá (Tadeu Jungle) em razão de serem produções brasileiras jornalísticas em realidade virtual e dos temas das narrativas serem interessantes e envolventes, pois tratam de questões importantes e que demandam um aprofundamento: a triste realidade de um dos mais importantes rios do País, a perspectiva de um jornalista brasileiro sobre a guerra no Iraque e o cotidiano e organização dos moradores de uma ocupação no centro de São Paulo. A pesquisa adota um conjunto metodológico apoiado em três etapas essenciais: 1. A revisão a partir da bibiografia apresentada nos dois capítulos teóricos; 2. O estudo e a apresentação de três narrativas audiovisuais jornalísticas que se utilizam de realidade virtual; 3. A elaboração de categorias analíticas, emergidas da análise exploratória preliminar, e aplicação destas aos objetos selecionados. Com o objetivo de oferecer embasamento teórico pertinente, o estudo dedica-se às definições e reflexões sobre real, realidade virtual, imersão, narrativas jornalísticas imersivas, entre outros com as abordagens de autores como Slavoj Zizek, Claudio Kirner, Robson Siscouto, Marie-Laure Ryan, Aronson-Rath et al, Luiz Gonzaga Motta, Raquel Ritter Longhi, Eva Domínguez, Nony de La Peña, entre outros. Nesse sentido, pode-se entender que os conteúdos de jornalismo imersivo ofertam, além do sentido de real, a possibilidade de empatia e, com ela, podem causar impactos positivos sobre importantes aspectos sociais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marluci Fontana Drum.pdf | 5.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons