Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2442
Autor(es): Zanchi, Verenice
Título: Ressignificação do alimento em roteiros de turismo rural : uma estratégia de desenvolvimento regional no Vale do Rio Pardo - RS - Brasil.
Data do documento: 2019
Resumo: A pesquisa que apresentamos tem o propósito de analisar como a agência de agricultores familiares constrói os sentidos e as dinâmicas de ressignificação do alimento, ofertado em empreendimentos de turismo rural que integram a Rota Germânica de Rio Pardinho e o Roteiro Caminhos da Imigração, nos municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu/RS. No contexto da agricultura familiar, na região do Vale do Rio Pardo, o alimento vem exercendo um importante papel como atrativo nos roteiros de turismo rural. As famílias, enquanto empreendedoras, envolvidas na atividade turística, exercem sua agência, ou seja, sua capacidade de saber e de atuar ao converter o alimento em atrativo turístico, resgatando saberes transmitidos de geração para geração. Essa prática vem sendo adotada pelas famílias que optam pelo turismo rural como estratégia de diversificação de atividades em suas propriedades. Para esses agricultores familiares, participantes dos roteiros, a ressignificação do alimento processa-se para além da expressão cultural e identitária, e passa a ser entendida como possibilidade de geração de renda, o que evidencia o papel desempenhado pelos alimentos na dinâmica de atração de turistas. Essa ação é resultante da interação social com os vários atores sociais envolvidos na implementação dos roteiros. Tal contexto revela que os sujeitos exercem sua agência, quando decidem mudar a realidade que lhes é imposta de fora, qual seja, a de que o tabaco é a única atividade que vale a pena ser desenvolvida nessa região. Para compreender como esses atores exercem sua agência nos apropriamos da Perspectiva Orientada ao Ator, abordagem teórico-metodológica proposta por Norman Long (1982; 2001; 2007). Essa abordagem reconhece a inter-relação dos fatores e relações internas e externas nos processos sociais e, portanto, permite captar como os sujeitos enfrentam e aproveitam as diversas mudanças e os novos fatores que ocorrem à sua volta, além de identificar as estratégias usadas pelos indivíduos e pelas famílias. O método qualitativo caracteriza essa pesquisa, sendo que as técnicas utilizadas para a coleta dos dados foram, a entrevista semiestruturada, o diário de campo, a observação in loco e a análise de documentos e de dados secundários. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva orientada ao ator. Os resultados da pesquisa evidenciam que a ressignificação do alimento nos roteiros estudados contribui para o aumento da renda, a autonomia e a qualidade de vida das famílias, principalmente das mulheres, impulsionando o turismo rural na região e, desta forma, contribuindo econômica e socialmente na promoção do desenvolvimento regional.
Resumo em outro idioma: The purpose of this research is to analyze how the family farmers' agency constructs the meanings and dynamics of food resignification, offered in rural tourism enterprises that comprise the Rota Germânica do Rio Pardinho and the Roteiro Caminhos da Imigração, in the municipalities of Santa Cruz do Sul and Sinimbu/RS. The food has been playing an important role as attractive in rural tourism itineraries within the context of family farming in the Vale do Rio Pardo Valley region. The families, as entrepreneurs, get involved in the tourist activity, and therefore, develop their agency, which represents, their ability to know and act by converting food into a tourist attraction as well as recovering knowledge transmitted from generation to generation. This practice has been adopted by families who opt for rural tourism as a strategy to diversify activities in their properties. For these family farmers, participants of the itineraries, the resignification of the food is processed beyond the cultural and identity expression, and becomes understood as a possibility of income generation, which highlights the role played by food in the dynamics of tourist attraction. This action is the result of social interaction of various social actors involved in the implementation of the itineraries. This context reveals that subjects practice their agency when they decide to change the reality which imposes the tobacco as the only activity that is worth to be developed in this region. The theory chosen in order to understand how the agency is practiced by the social actors was the Actor Perspective, a theoretical and methodological approach proposed by Norman Long (1982; 2001; 2007). This approach recognizes the interrelationship of factors over internal and external relations in social processes and allows to capture how the subjects face and enjoy the changes and new factors that surround them. In addition, it promotes the possibility for identification of strategies used by individuals and by families. This research is based on theThe qualitative method and the techniques for data collection were, semi-structured interview, field diary, in loco observation and analysis of documents and secondary data. Data analysis was carried out from the actor perspective. The results show that the resignification of food in the studied itineraries contributes to increase of income, autonomy and quality of life of the families, especially for women, boosting the rural tourism in the region and, thus, contributing economically and socially for the regional development.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Turismo e gastronomia - Pardo, Rio, Vale (RS)
Turismo rural
Agricultura familiar
Orientador(es): Etges, Virgínia Elisabeta
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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