Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2446
Autor(es): Kopp, Carlos Augusto Ferreira
Título: Neoliberalismo, capital pós-humano e educação : reflexos de Black Mirror.
Data do documento: 2019
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como as redes sociais e o sistema de crédito social transformam os processos de educabilidade, desempenho e constituição dos sujeitos na sociedade neoliberal contemporânea. O referencial teórico-metodológico consiste do conceito de pós-humano e das perspectivas foucaultianas de neoliberalismo e formação dos sujeitos, compreendendo-os como resultado de um conjunto de práticas discursivas e dispositivos que visam sua condução, constituição e governamento. O corpus discursivo é o episódio Nosedive da série Black Mirror, que aborda uma sociedade na qual as pessoas são constantemente avaliadas e podem conquistar privilégios sociais de acordo com seu comportamento. A partir da leitura do episódio foi possível perceber que a espetacularização do eu nas redes sociais e o sistema de crédito social constituem-se como um novo espaço de investimento de si e que os sujeitos buscam novas plataformas para se educarem e aprimorar seu capital pós-humano.
Resumo em outro idioma: This dissertation aims to analyze how social networks and social credit system transform the processes of educability, execution and subjective constitution in the contemporary neoliberal society. The theoretical-methodological reference is the concept of posthuman and the Foucauldian perspective of neoliberalism and subject constitution, understanding them as a result of a set of discursive practices and dispositifs that aim to conduct, constitute and govern them. The discursive corpus is Nosedive, an episode of the series Black Mirror that approaches a society where people are constantly being evaluated and can get social privileges according to their behavior. Based on the episode it was possible to perceive that the self spectacularization on social media and the social credit system are a new space of self-investment and that the subjects search new for new platforms to educate and improve their posthuman capital.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Black mirror (Programa de televisão)
Neoliberalismo
Educação
Redes sociais online
Crédito social
Orientador(es): Silva, Mozart Linhares da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Augusto Ferreira Kopp.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons