Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2447
Autor(es): Rothmund, Angela Alenice
Título: Narrativa fantástica e sentidos de educação em Hogwarts.
Data do documento: 2019
Resumo: Proponho, com esta dissertação, pensar os lugares da literatura fantástica na escola, tensionando os discursos e efeitos de sentido de menos valia para com alguns livros em algumas experiências escolares. O objetivo é questionar os lugares que a literatura fantástica habita no universo educacional e os efeitos de sentidos que alguns discursos escolares e não escolares produzem a esse respeito. Justifico minha pesquisa com base no fato de que a imaginação e a criatividade potencialmente possíveis com a narrativa fantástica podem possibilitar outras maneiras de se inventar no mundo. Para tanto, escolhi pensar a partir da saga de Harry Potter, considerando seu grande alcance junto ao público jovem, bem como os lugares possíveis de minhas experiências escolares e de aprendizagem enquanto estudante. Procurei situar minhas reflexões entre o Paradigma da Complexidade e alguns princípios da Análise do Discurso. Além disso, busquei compreender, a partir de Jorge Larrossa, como e porque a literatura fantástica pode, ou não, ser vista como potencializadora de experiências. Concluo que colocar a literatura fantástica em um lugar de ciência, com viés de matéria curricular da escola, constitui-se pretensão descabida cuja efetivação anularia sua potência poética. Ainda, a literatura não possui pretensão de se inscrever em discursos científicos, por possibilitar experiências que somente a literatura, com sua singularidade, pode proporcionar.
Resumo em outro idioma: With this dissertation I propose to think about the fantastic literature's places in school, tensing the discourses and the lesser effects of meaning by some books in some school experiences. The objective is to question the places that the fantastic literature habits in the educational universe and the effects of meaning hat some discourses inside and outside school produce. I justify my research based on the fact that imagination and creativity can open other ways to invent in the world. To reflect about it, I chose the Harry Potter novels, considering it's reach in the young public, and also the places of my learning experiences as a student. I tried to situate my reflections between the complexity paradigm and the discourse analysis. Based on Jorge Larossa, I also tried to understand how and why the literature can (or can not) be seen as a potentiator of experiences. I conclude that inserting fantastic literature in a science position, as a class subject, constitutes a misplaced pretension and that this would overrid it's poetic potency. Literature does not claim to be inscribed in scientific discourses, because it enables experiences that only literature, with its singularity, can provide.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Literatura fantástica
Potter, Harry (Personagem fictício)
Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry (Imaginary organization)
Educação
Análise do discurso literário
O Fantástico na literatura
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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