Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2449
Autor(es): Trindade, Talula Montiel Severo
Título: Corpos leitores na escola : infâncias que vibram palavras.
Data do documento: 2019
Resumo: Esta dissertação apresenta uma interlocução entre leitura literária e educação das infâncias na escola. O objetivo é destacar a relevância educacional da ação pedagógica que intencionalmente considera o potencial da leitura literária como experiência afetiva na interação entre crianças e professores. A questão mobilizadora da escrita está na interrogação pelo modo como uma prática fundamentalmente intelectual como a leitura afeta nossos sentidos, ressoa em nossos corpos, e provoca nosso pensamento. É possível, no tempo e espaço da escola, a atenção pedagógica pela leitura em sua dimensão educativa? A convivência cotidiana com crianças leitoras de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas do sistema público de ensino do município de Santa Cruz do Sul/RS, não pretende responder à questão, mas sustentar uma aproximação filosófica entre leitura literária, infâncias e escola. A interlocução com a filosofia permite aprender a pensar a leitura como modo de ser, estar e configurar vínculos entre texto e leitor ao contribuir para afirmar a leitura como experiência de corpo e alma - uma leitura com o corpo todo. Maurice Merleau- Ponty, Paul Zumthor, Ricardo Piglia e Carlos Skliar permitem pensar a relação das crianças com a dimensão educativa da leitura e como esta pode ser vivida/experienciada. A vivência afetiva e poética como modo de habitar o mundo, e nele o ambiente escolar, contribui para romper com uma lógica simplista que compreende a leitura como área de conhecimento estanque e mera atividade para os mais diversos fins pedagógicos e provoca a refletir sobre outros modos de se pensar a experiência literária como uma possibilidade de vínculo e presença.
Resumo em outro idioma: Esta disertación presenta una interlocución entre lectura literaria y educación de las infancias en la escuela. El objetivo es destacar la relevancia educativa de la acción pedagógica que intencionalmente considera el potencial de la lectura literaria como experiencia afectiva en la interacción entre niños y profesores. La cuestión movilizadora de la escritura está en la interrogación por el modo como una práctica fundamentalmente intelectual como la lectura afecta nuestros sentidos, resuena en nuestros cuerpos, y provoca nuestro pensamiento. ¿Es posible, en el tiempo y espacio de la escuela, la atención pedagógica por la lectura en su dimensión educativa? La convivencia cotidiana con niños lectores de dos clases del 4º año de la Enseñanza Fundamental, en dos escuelas del sistema público de enseñanza del municipio de Santa Cruz del Sur / RS, no pretende responder a la cuestión, sino sostener una aproximación filosófica entre lectura literaria, infancias y escuela. La interlocución con la filosofía permite aprender a pensar la lectura como modo de ser, estar y configurar vínculos entre el texto y el lector al contribuir a afirmar la lectura como experiencia de cuerpo y alma, una lectura con todo el cuerpo. En el caso de los niños con la dimensión educativa de la lectura y cómo ésta puede ser vivida / experimentada. La vivencia afectiva y poética como modo de habitar el mundo, y en él el ambiente escolar, contribuye a romper con una lógica simplista que comprende la lectura como área de conocimiento estanco y mera actividad para los más diversos fines pedagógicos y provoca reflexionar sobre otros modos de pensar la experiencia literaria como una posibilidad de vínculo y presencia.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961
Zumthor, Paul, 1915-1995
Piglia, Ricardo, 1940-2017
Skliar, Carlos
Leitura
Literatura
Ensino
Infância
Crianças e filosofia
Educação de crianças
Crianças - Livros e leitura
Poética
Ambiente escolar
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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