Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2451
Autor(es): Albarello, Ezequiel Plinio
Título: A força dos laços na dinamização do território : estudo das agroindústrias familiares na região do Codemau-RS.
Data do documento: 2019
Resumo: A construção desta tese partiu das reflexões em torno das relações socioeconômicas estabelecidas na comercialização entre os proprietários das agroindústrias familiares, seus fornecedores, varejistas e consumidores presentes no território do CODEMAU. Este se insere em um ambiente enraizado historicamente, forjado por normas, regras, legislações e padrões sociais e de consumo nem sempre compreensível aos proprietários das agroindústrias. Enfrentar os reflexos exógenos de um mercado globalizado com poucos recursos financeiros, tecnológicos e com uma produção em pequena escala limita a inserção dessas agroindústrias em ambientes mais competitivos, levando, assim, muitos agroindustrializadores a suprirem apenas o mercado local, até mesmo na informalidade. Ou então, aumentar sua capacidade de produção e industrialização visando a expansão do mercado através da busca por representantes comerciais pertencentes a outras redes sociais. Neste sentido, o escopo deste trabalho é baseado no seguinte problema de pesquisa: Como os laços fortes e fracos presentes nas relações socioeconômicas estabelecidas entre atores pertencentes a cadeia agroindustrial familiar do CODEMAU condicionam e/ou dinamizam os mercados e o território? Diante disso, o objetivo geral deste estudo consiste em: Analisar como os laços fortes e fracos presentes nas relações socioeconômicas estabelecidas entre atores pertencentes a cadeia agroindustrial familiar do CODEMAU condicionam e/ou dinamizam os mercados e o território. Por sua vez, os objetivos específicos consistem em: (a) Descrever o perfil socioeconômico, de produção e de comercialização das agroindústrias do CODEMAU; (b) Estudar a dinâmica das redes de comercialização das agroindústrias familiares do CODEMAU a partir da identificação dos laços fortes e fracos; (c) Compreender as redes de relações socioeconômicas existentes nestes mercados e seu enraizamento no território; e (d) Analisar a importância e repercussão no território sob o olhar dos atores e entidades representativas das agroindústrias familiares. Para melhor compreender esse fenômeno, utilizou-se o aporte teórico da Nova Sociologia Econômica, principalmente os conceitos de embeddedness, redes de relações sociais, laços fortes e fracos, todas tendo como autor principal Mark Granovetter. O estudo foi realizado tendo como amostra, dez AFs, dez fornecedores, dez varejistas e dez consumidores. Todos os entrevistados da rede de relações comerciais foi indicação dos pares obedecendo o método bola-de-neve. No segundo momento, para entender a imbricação das AFs no território, buscou-se dados secundários e entrevistas com atores representativos de entidades públicas e privadas. Os resultados demonstraram que: (a) A maioria das relações comerciais entre os atores são estabelecidas por "laços fortes", obedecendo a lógica da confiança, da reciprocidade, do parentesco e da afetividade, porém, ao buscarem a expansão, necessitam estabelecer a lógica dos "laços fracos" com outros atores representativos de outras redes sociais, potencializando assim maiores vendas, maior escala e inovação. (b) As AFs são parte histórica do território, em que a cultura da produção e da industrialização agrícola foi trazida pelos colonizadores. Assim, conclui-se que as agroindústrias familiares podem até não contribuírem de forma exponencial para o desenvolvimento econômico, mas para a reprodução social e a manutenção da cultura e do homem no meio rural.
Resumo em outro idioma: The construction of this thesis started from the reflections on the socioeconomic relations established in the commercialization between the owners of the family agroindustries, their suppliers, retailers and consumers present in CODEMAU territory. This is embedded in a historically rooted environment, forged by norms, rules, laws and social and consumer standards not always understandable to the owners of agroindustries. Facing the exogenous reflexes of a globalized market with few financial, technological and small scale production limits the insertion of these agroindustries into more competitive environments, thus leading many agroindustrializers to supply only the local market or even informality. Or, to increase its capacity of production and industrialization aiming at the expansion of the market through the search for commercial representatives belonging to other. In this sense, the scope of this work is based on the following research problem: How do the strong and weak ties present in the socioeconomic relations established between actors belonging to the family agroindustrial chain of CODEMAU condition and / or dynamize markets and territory? Therefore, the general objective of this study is to: Analyze how the strong and weak ties present in the socioeconomic relations established between actors belonging to the family agroindustrial chain of CODEMAU condition and / or dynamize the markets and the territory. In turn, the specific objectives consist of: To achieve this objective, we sought to: (a) Describe the socioeconomic, production and commercial profile of CODEMAU agroindustries; (b) To study the dynamics of CODEMAU family agroindustry commercialization networks from the identification of strong and weak ties; (c) To understand the networks of socioeconomic relations existing in these markets and their rooting in the territory; E (d) Analyze the importance and repercussion in the territory under the eyes of the actors and representative entities of the family agroindustries. To better understand this phenomenon, we used the theoretical contribution of the New Economic Sociology, embeddedness, networks of social relations, strong and weak ties, all with the main author Mark Granovetter. The study was conducted with ten AFs, ten suppliers, ten retailers and ten consumers as the sample. All the interviewees of the commercial relations network were indicating the pairs obeying the snowball method. In the second moment, to understand the imbrication of PAs in the territory, secondary data and interviews with representative actors of public and private entities were sought. The results demonstrated that: (a) Most of the commercial relations between the actors are established by 'weak ties', obeying the logic of trust, reciprocity, kinship and affectivity, but in seeking expansion they need to establish the logic of 'weak ties' with other actors representative of other partner networks, thus leveraging higher sales, greater scale and innovation. (b) AFs are a historical part of the territory, and the culture of agricultural production and industrialization came together with the settlers. That family agroindustries may not contribute exponentially to economic development, but it contributes to the social reproduction and maintenance of culture and man in rural areas.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: CODEMAU
Agroindústria - Rio Grande do Sul
Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Desenvolvimento regional
Orientador(es): Deponti, Cidonea Machado
Coorientador(es): Brose, Markus
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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