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dc.contributor.authorJungblut, Helena-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleQuando a palavra não basta : a presença do escritor em romances contemporâneos brasileiros.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMunari, Ana Claudia-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo principal delinear la instancia del "escritor" en la novela brasileña contemporánea, distinguiéndolo del autor y del narrador, a partir del análisis de las obras vencedoras del Premio Jabuti. La presencia de ese escritor se vuelve visible en la opacidad de la escritura como estrategia semiótica, a través de la captura de la palabra como signo no verbal, por ejemplo, del uso de diferentes tipografías y otros recursos que proponen sentidos más allá de la significación simbólica del lenguaje verbal. Con ese propósito, buscamos comprender el género románico en su hibridismo, sobre todo en el contexto actual, marcado por la cultura digital. Además, definimos las instancias del autor, del narrador, del editor y, finalmente, del escritor, mostrando paralelamente cómo estos agenciamientos guardan relaciones con la autoficción, la metaficción y la metaescrita.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subject.otherEscritores brasileirospt_BR
dc.subject.otherMetaficçãopt_BR
dc.subject.otherMetalinguagempt_BR
dc.subject.otherIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2456-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:55:15Z-
dc.date.available2019-06-19T12:55:15Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal delinear a instância do "escritor" no romance brasileiro contemporâneo, distinguindo-o do autor e do narrador, a partir da análise das obras vencedoras do Prêmio Jabuti. A presença desse escritor torna-se visível na opacidade da escrita como estratégia semiótica, através da tomada da palavra como signo não verbal, por exemplo, do uso de diferentes tipografias e outros recursos que propõem sentidos para além da significação simbólica da linguagem verbal. Com esse intuito, buscamos compreender o gênero romanesco em seu hibridismo, sobretudo no contexto hodierno, marcado pela cultura digital. Em seguida, definimos as instâncias do autor, do narrador, do editor e, por fim, do escritor, mostrando paralelamente como esses agenciamentos guardam relações com a autoficção, a metaficção e a metaescrita.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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