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dc.contributor.authorWinck, Francieli-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnalfabetismo funcional entre vestibulandos dos cursos de graduação em letras, história e jornalismo.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlôres, Onici-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present study has the general objective of listing the possible manifestations of functional illiteracy among students who are taking the university entrance exam of History, Journalism and Literature courses for the semester A of 2017, at a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul. For this purpose, forty-five essays, fifteen of each course were selected. The texts of the sample were submitted to an analytical reading of quali-quantitative approach, according to criteria established especially for the study in question: thematic coherence/incoherence of the text produced; marks of lack of reading or attention; lack of textual informativeness; disconnection between title and text; single voice (opinion) versus intertextuality; referential cohesion failure; absence of sequential cohesion; and text typology structure. The selection of criteria was based on textual linguistics studies authored by Marcuschi (2008) and Antunes (2010). The analysis of the collected data indicated that the most frequent problems in the sample texts were related to lack of reading or attention, inadequate or absent sequential cohesion, non-existent intertextuality and lack of informativeness. The results indicate that most of the applicants (authors of the texts) did not prove proficient in text production. To base the research, we carried out a bibliographical survey on functional illiteracy, initial reading instruction and literacy, from the perspective of different theorists. In addition, we focused on the concepts of reading, writing and their interrelationship, since these concepts are closely related to functional illiteracy. Finally, through this research, we concluded that the teaching of the Portuguese language should focus not only on grammatical aspects, but also on the verbal text as a means of social interaction and intersubjective communication, seeking well defined social goals.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Vestibularpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2459-
dc.date.accessioned2019-07-01T17:04:00Z-
dc.date.available2019-07-01T17:04:00Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral elencar as possíveis manifestações de analfabetismo funcional entre vestibulandos dos cursos de História, Jornalismo e Letras, do semestre A de 2017, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Para isso, foram selecionadas quarenta e cinco redações, quinze de cada curso investigado. Os textos da amostra foram submetidos a uma leitura analítica de cunho quanti-qualitativo, segundo critérios estabelecidos especialmente para o estudo em questão: coerência/incoerência temática do texto produzido; marcas de falta de leitura ou de atenção; falta de informatividade textual; desconexão entre título e texto; voz única (opinião) vs. intertextualidade; falha de coesão referencial; ausência de coesão sequencial; e tipicidade/atipicidade estrutural. A seleção dos critérios arrolados baseou-se em estudos de linguística textual de autoria de Marcuschi (2008) e Antunes (2010). A análise dos dados coletados indicou que os problemas mais frequentes nos textos da amostra relacionaram-se à falta de leitura ou atenção, à coesão sequencial inadequada ou ausente, à intertextualidade inexistente e à ausência de informatividade. Os resultados indicam que a maioria dos vestibulandos (autores dos textos) não se mostraram proficientes na produção textual. Para fundamentar a pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre analfabetismo funcional, alfabetização e letramento, a partir da perspectiva de diferentes teóricos. Além disso, enfocamos os conceitos de leitura, de escrita e sua inter-relação, já que esses conceitos estão estreitamente relacionados ao analfabetismo funcional. Por fim, através desta pesquisa, concluímos que o ensino da língua portuguesa deve voltar-se não só aos aspectos gramaticais, mas ao texto verbal como meio de interação social e de comunicação intersubjetiva, buscando objetivos sociais bem definidos.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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