Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2462
Autor(es): Elsner, Ana Paula
Título: A imagem do professor : uma construção discursiva.
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho está ancorado na concepção de que a língua é fundamentalmente argumentativa e que as palavras e suas relações auxiliam na constituição do seu caráter argumentativo. A partir disso, apresentamos como temática o panorama sobre a imagem que os alunos dos cursos de licenciatura em Letras de uma Universidade Comunitária e de uma Universidade Federal apresentam sobre a profissão e como os professores do estado do Rio Grande do Sul (RS) foram retratados, no período da greve de 2017, pela mídia gaúcha e pelos veículos de comunicação dos sindicatos Cpers e Sinpro. O objetivo de nossa pesquisa é analisar, com base na Teoria da Argumentação na Língua (ANL), como a imagem do professor é construída discursivamente. Com o objetivo de oferecer embasamento teórico ao estudo, apoiamo-nos na ANL, desenvolvida na França, desde 1983, pelos linguistas Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre. A ANL é uma teoria enunciativa cujos estudos se centram no discurso, na materialidade linguística, pois o discurso é considerado o único doador de sentido. Especificamente, para a análise de nossos objetos, trabalhamos com a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), lançada em 1992 por Marion Carel e por Oswald Ducrot. O corpus de nossa dissertação está constituído por discursos midiáticos e discursos de estudantes do curso de Letras licenciatura de duas universidades. Os discursos midiáticos selecionados foram do gênero notícia e artigo de opinião, totalizando quatro textos, dois de jornais sindicais (Cpers e Sinpro) e outros dois de jornais comerciais (Gaúcha ZH) Os discursos dos alunos foram coletados através de um questionário composto por quinze questões, divididas em optativas e descritivas, criado pela ferramenta Google Formulários, em que 42 sujeitos participaram, sendo vinte e oito da Universidade Comunitária e quatorze da Universidade Federal. O estudo apontou que os jornais sindicais apresentam uma imagem do professor parcialmente diferente do comercial e os estudantes das duas universidades apontaram que a profissão docente é muito importante para a sociedade, porém não é valorizada. Após os estudos, concluímos que os discursos midiáticos e os discursos dos alunos se conectam, sinalizando que a profissão professor é desvalorizada pela sociedade atual, mas, mesmo assim, ainda atrai indivíduos para a carreira docente.
Resumo em outro idioma: The present work is anchored in the conception that the language is fundamentally argumentative and that the words and its relations help in the constitution of its argumentative character. From this, we present as a theme the panorama about the image that the students of Languages major of a Community University and of a Federal University present about the profession and how the teachers of the Rio Grande do Sul (RS) State were portrayed, in the period of the 2017 strike, by the state media and by the communication vehicles of the trade unions Cpers and Sinpro. The objective of our research is to analyze, based on the Theory of Argumentação na Língua (ANL), how the image of the teacher is constructed discursively. With the aim of offering a theoretical background for the study, we sustain this research on ANL theory, developed in France, since 1983, by the linguists Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre. The ANL is an enunciative theory whose studies focus on discourse, on linguistic materiality, because the discourse is considered the sole donor of meaning. Specifically, for the analysis of our objects, we work with the Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), launched in 1992 by Marion Carel and Oswald Ducrot. The corpus of our master´s dissertation is constituted in media discourses and discourses of students from Languages major. The media discourses selected were of the genre news and opinion article, totaling four texts, two from trade union newspapers (Cpers e Sinpro) and two from commercial newspapers (Gaúcha ZH). The students’ discourses were collected through a questionnaires composed by fifteen questions, divided into optional and descriptive, created by the Google Forms tool, in which 42 subjects participated, being twenty-eight from the Community University and fourteen from the Federal University. The study pointed out that the trade union newspapers present an image of the teacher partially different from the commercial newspapers and the students of the two universities pointed out that the teaching profession is very important for society, but it is not valued. After the studies, we conclude that the media discourses and students' discourses connect, signaling that the teacher profession is devalued by the current society, but nonetheless still attracts individuals to the teaching career.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul
Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul
Jornalismo - Análise do discurso
Linguagem e línguas
Semântica
Professores - Análise do discurso
Mídia (Publicidade)
Jornais
Orientador(es): Lebler, Cristiane Dall´ Cortivo
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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