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dc.contributor.authorSantana, Andressa Bandeira-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA memória como estratégia narrativa em Crônica de uma morte anunciada.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSoster, Demétrio de Azeredo-
dc.contributor.advisorcoPiccinin, Fabiana-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis thesis discusses the ways as the narrator of Crônicas de uma morte anunciada, by Gabriel García Márquez uses of memory as a narrative strategy. It is proposed, therefore, a reflection about how the memories can compose many different narratives, even though it is a previously known outcome as it is the case of Crônicas de uma morte anunciada. It is understood that the studies about memory and narrative, which back to the ancient Greeks, have been a concern that has accompanied the humanity for centuries, especially because of the inherent relation between remembering and narrating, insofar as it is only narrated what has already happened. Besides that, Gabriel García Márquez, who is one of the most recognized Latin American authors, being a writer and journalist and also the winner of the Nobel Prize for Literature, particularly appreciates the subject “memory”.From the methodological point of view, in order to observe memory as a narrative strategy, the research has analyzed Gabriel García Márquez’s works, especially organizing the romance Crônicas de uma morte anunciada in categories related to the forms of memory, investigating in particular how they were strategically used for the narrative’s construction. During the analysis, we have realized, apart from the strategy of memory, the theme of joint responsibility of all the village’s residents in relation to the announced death of the main character Santiago Nasar.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherGarcía Márquez, Gabriel, 1927-2014. Crônica de uma morte anunciada - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura colombiana - História e críticapt_BR
dc.subject.otherViolência na literaturapt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherMemória-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2464-
dc.date.accessioned2019-07-31T14:43:01Z-
dc.date.available2019-07-31T14:43:01Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute as formas como narrador de Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez usa da memória como estratégia narrativa. Propõe-se assim, uma reflexão sobre como as lembranças podem compor diferentes narrativas, ainda que se trate de um desfecho previamente sabido como é o caso de Crônica de uma morte anunciada. Entende-se que os estudos sobre memória e narrativa, que remontam aos gregos antigos, são uma preocupação que acompanha a humanidade há séculos, especialmente pela intrínseca relação estabelecida entre o lembrar e o narrar, na medida que se narra apenas o que já aconteceu. Além disso, o autor Gabriel García Márquez, é um dos mais reconhecidos autores latino americanos, sendo escritor e jornalista e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e que tem pelo tema da memória especial apreço. Do ponto de vista metodológico, para dar conta de observar a memória como estratégia narrativa, a pesquisa analisou as obras de García Márquez, organizando especialmente o romance Crônica de uma morte anunciada em categorias relativas às formas de memória, investigando especialmente de que maneira estas foram estrategicamente utilizadas para a construção da narrativa. Durante a análise, percebemos, para a além da estratégia da memória, a temática da corresponsabilidade de todos os moradores do vilarejo em relação à morte anunciada do personagem principal Santiago Nasar.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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