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dc.contributor.authorPaz, Josiane Vanessa dos Santos-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGerenciamento de conflitos na visão do técnico de enfermagem em unidades de internação.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do sulpt_BR
dc.contributor.advisorCunha, Ana Zoé Schilling da-
dc.degree.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAdministração de conflitospt_BR
dc.subject.otherTécnicos em Enfermagempt_BR
dc.subject.otherUnidades de internaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2467-
dc.date.accessioned2019-08-08T14:24:57Z-
dc.date.available2022-07-28T00:03:04Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoDentre as atribuições do enfermeiro que incluem o cuidado direto com o paciente, é incumbido também de liderar e gerenciar as ações e os serviços prestados pela equipe ao paciente, segundo a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. Considerando suas diversas atribuições no contexto hospitalar, o mesmo está suscetível a deparar-se com situações de conflitos dentro da equipe, sendo o mediador em diversas situações. O presente trabalho objetivou compreender a visão dos Técnicos de Enfermagem sobre o gerenciamento de conflitos na prática gerencial do enfermeiro em unidade de internação em um hospital de médio porte no interior do RS. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e descritiva, onde os sujeitos do estudo foram quinze técnicos de enfermagem com média de 20 a 48 anos. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada e para a análise de dados recorreu-se a Análise de Conteúdo. Os resultados nos mostraram que os conflitos atingem diretamente a assistência prestada ao paciente e que os técnicos de enfermagem esperam resolutividade diante do posicionamento do gerente de enfermagem quando a palavra chama-se: conflitos. Por essa razão o desempenho do profissional enfermeiro no gerenciamento de conflitos tem indispensável relevância para assegurar que desavenças entre profissionais comprometam a execução e a qualidade na assistência prestada, bem como o relacionamento intergrupal. Conclui-se que, na visão dos técnicos de enfermagem, a maioria dos gerentes de enfermagem deveriam estar melhor preparados para o desempenho do seu papel, atuando como facilitador para que o local de trabalho da equipe de enfermagem seja um local de confiança e harmonioso, para saber atuar diante das dificuldades e adversidades que podem surgir, visto que o ambiente hospitalar é um ambiente circundado por constantes emoções e sentimentos. Por outro lado, para alguns, a estratégia utilizada vem ao encontro das necessidades da equipe no que diz respeito a enfrentamento de conflitos.pt_BR
dc.description.protocolo3281614 - 27-04-19pt_BR
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