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dc.contributor.authorBeise, Cristiane Becker-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePara além das diferenças de raça : o estatuto da igualdade racial e educação.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Mozart Linhares da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this dissertations is to anlyse and problematize the performance of the anti-racism public politics on renegotiation of a new identity Brazilian narrative. It has as the locus the racial equality statute, a document which currently represents a set of political actions that guides the anti-racism in Brazil. In order to favour the proposal were used guiding tools as main problematizations around racism and anti-racism in brasilseen through the theorizations of the cultural studies. We also analyzed, from the conception of history of concepts, the trajetocry of the concepts and categories that guide the anti-racism politics of the country: the racial equality statute, versions 2003, 2005 e 2010. To this end, the analyses unfolds in there chapeters. At first, we present a digression around the Brazilian anti-racism debate until the institutionalization of the Brazilian statute of racial quality and the changes that occurred during the votation period. In the seconde chapter, we analyze the trajectory of the concepts that guides the Brazilian anti-racism politic as well as we try to problematize the use of some of these concepts either in the path of the statute as the document itself in the third, a resized discussion in order to discuss how ethnic identity is articulated in view of the statute, how education is legitimized as an identity strategy and how, through this new reorientation of the Brazilian anti-racism moments, occur what we call “pedagogization of race” and racialization of Brazilian society. KEYWORDS: anti-racism, race, statute of racial equality, identity.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAntirracismopt_BR
dc.subject.otherRaças - Aspectos políticospt_BR
dc.subject.otherNegros - Identidade racialpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/247-
dc.date.accessioned2015-07-21T11:30:10Z-
dc.date.available2015-07-21T11:30:10Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo principal analisar e problematizar a atuação das políticas públicas antirracismo na repactuação de uma nova narrativa identitária brasileira. Possui como lócus de análise o Estatuto da Igualdade Racial, documento que atualmente representa um conjunto de ações políticas que orientam o antirracismo brasileiro. De modo a privilegiar a proposta, utilizaram-se como ferramentas norteadoras da pesquisa as principais problematizações em torno do racismo e antirracismo no Brasil, vistas a par das teorizações dos Estudos Culturais. Analisou-se também, a partir da concepção de história dos conceitos, a trajetória dos conceitos e categorias que orientam as políticas antirracismo do país, no caso o estatuto da igualdade racial, nas versões de 2003, 2005 e 2010. Para tanto, a análise se desdobra em três capítulos. No primeiro, apresenta-se uma digressão acerca do debate do antirracismo brasileiro até a institucionalização do Estatuto da Igualdade Racial e as alterações que cercaram o documento durante o período de votação. No segundo capítulo analisa a trajetória dos conceitos que orientam a política antirracismo brasileira, procurando problematizar a utilização de alguns desses conceitos, tanto na trajetória do estatuto quanto no próprio documento. No terceiro, a discussão foi redimensionada de modo a problematizar a maneira como a identidade étnica é articulada na perspectiva do estatuto, de que forma a educação se legitima como uma ferramenta de estratégia identitária e como, através dessa nova reorientação dos movimentos antirracismo brasileiros, ocorre o que se chama de "pedagogização da raça" e racialização da sociedade brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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