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dc.contributor.authorStumpf, Larissa da Silva-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUma análise comunicacional pós-crise ambiental : reflexões a partir dos casos de Mariana e Brumadinho.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBrandt, Grazielle Betina-
dc.degree.departmentCurso de Relações Públicaspt_BR
dc.description.abstractThis monograph had the objective of emphasizing how the environmental disasters of Mariana and Brumadinho were divulged in the digital environment, besides evidencing how public relations professionals perceived these disasters. The data were obtained from the use of the tools of Google Trend, as well as interviews with professionals of Public Relations. With Google Trend, it was possible to see which states in the 5 Brazilian regions had the highest number of reports to the public about the disasters, and the state that most commented on the cases was Espírito Santo. second place. In the same way we seek to understand disasters from a professional perspective. The professionals reported the lack of a communication plan in times of crisis. The results of interviews with Public Relations professionals show that companies are looking for communication professionals only when there is an internal or external error. However, they reinforce that the professional's work in crisis management tends to be long-term.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e meio ambientept_BR
dc.subject.otherDesastres ambientais - Brumadinho (MG)pt_BR
dc.subject.otherDesastres ambientais - Mariana (MG)pt_BR
dc.subject.otherResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2487-
dc.date.accessioned2019-08-13T12:15:10Z-
dc.date.available2019-08-13T12:15:10Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo enfatizar como se divulgou os desastres ambientais de Mariana e Brumadinho no ambiente digital, além de evidenciar como profissionais de relações públicas perceberam esses desastres. Os dados foram obtidos a partir do uso das ferramentas do Google Trend, além de entrevistas realizadas com profissionais de Relações Públicas. Com o Google Trend foi possível observar quais estados das 5 regiões brasileiras tiveram o maior número de notícias veiculadas ao público externo sobre os desastres, sendo que o estado que mais comentou sobre os casos foi Espírito Santo, sendo que o estado de Minas Gerais ficou em segundo lugar. Da mesma forma buscamos compreender os desastres na perspectiva de profissionais. Os profissionais relataram a falta de um plano de comunicação em momentos de crise. O resultado das entrevistas com profissionais de Relações Públicas evidencia que as empresas buscam por profissionais de comunicação apenas quando ocorre algum erro interno ou externo. No entanto, reforçam que o trabalho do profissional na gestão de crise tende a ser a longo prazo.pt_BR
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