Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2493
Autor(es): Freitas, Camilla Flores
Título: A relevância do estágio curricular obrigatório no processo de formação do assistente social.
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste na análise da experiência de estágio curricular obrigatório desenvolvido pela acadêmica no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, no município de Santa Cruz do Sul/RS, no período de 2017/2 a 2019/1. Versa sobre a formação em Serviço Social, produto da experiência vivenciada durante o estágio no CAPSia, a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho documental. O problema central do TCC apura sobre “Qual a importância do estágio curricular obrigatório para a formação profissional do estudante de Serviço Social a partir da experiência no CAPSia no período de 2017-2 a 2019-1?”. As hipóteses elaboradas para responder a este problema foram evidenciadas pelas três dimensões constitutivas do trabalho do assistente social, sendo elas, dimensão ético-política, dimensão teórico-metodológica e dimensão técnico-operativa. A experiência proporcionou à acadêmica a compreensão a respeito dos processos de trabalho do assistente social, a partir do entendimento teórico adquirido em sala de aula, além da percepção de seus próprios processos de aprendizagem enquanto estagiária.
Resumo em outro idioma: This paper presents the analysis of the work performed by the Social Service undergraduate student Camilla Flores Freitas during her internship period (from 2017/2 to 2019/1) in the Underage Psychosocial Care Center in Santa Cruz do Sul – RS – Brazil. It contains relevant information of Social Services in Brazil and the internship experience in CAPSia through qualitative research and analytic studies. This paper focuses on what the CAPSia internship could influence the formation of a Social Service Worker. The hypothesis to this question are segregated in three dimension of Social Services: the ethic-politics dimension, the theory-methodology dimension and technical-operative dimension. The whole internship experience provided to the student a better understanding of the work procedures of a Social Worker learnt during the classes, and also a self-understanding of her own learning process as a intern.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Serviço Social
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Assistentes sociais - Formação
Serviço social - Estudo e ensino (Estágio)
Programas de estágio
Serviços de saúde mental
Orientador(es): Pinto, Maira Meira
Aparece nas coleções:Serviço Social

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