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dc.contributor.authorAbatti, Mara Luiza Machado Idalencio-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNarrativa e leitura : transformações cognitivo-afetivas no mundo socioeconômico.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis work was constructed through a tangle of wires on the paradigm of theoretical complexity and empirical wires, which were constructed from reading the narrative The Cave by Jose Saramago. The research problem consisted in asking how to read the narrative The Cave, Jose Saramago, and produced by autonarrativas readers could contribute to self-knowledge of their subjects. My hypothesis is that reading that narrative seen through the prism of reading activity triggers cognitive processes / affective, which contributes to understanding the ways of the subject-reader in the socioeconomic world. The complexity came to work in all areas and supports the analysis of the whole, considering all relevant parties that form it. As the human subject complex is necessary to consider it at the same time intelligence, emotion and subjectivity not limited to the borders of his life companies, taking into account also its unity and in relationship with others, the combination distinguishes a biopsychosocial the other without separating them from the global vision of human beings. We understand, then, the importance of challenge and question the instrumental and adaptive certain theories conceive of the subject. Currently, all areas are looking to make sense of human experience and observe their increasing complexity, cognitive and subjective dimensions. The human being is seen as subject and not object of the action. The paradigm adopted for weaving this research is intrinsically linked to the process of trial of cognitive / subjective. Have performed activities like reading, dialogue and building autonarrativas oral and written, in a case study with a sample of five study subjects triggered complexifications These cognitive visible as a motivation to relate the reading of the narrative with their own narratives . Notable changes were affective, high self-esteem, feelings of respect and interaction, and demonstration of interest in talking and listening to each other.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherComplexidade (Filosofia) na literaturapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/249-
dc.date.accessioned2015-07-21T12:04:52Z-
dc.date.available2015-07-21T12:04:52Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi construído através de um entrelaçamento de fios teóricos sobre o paradigma da complexidade e fios empíricos, que foram construídos a partir da leitura da narrativa A Caverna de José Saramago. A problemática da pesquisa constituiu-se na indagação sobre como a leitura da narrativa A Caverna, de José Saramago, e as autonarrativas produzidas pelos leitores poderiam contribuir para o autoconhecimento de seus sujeitos. Minha hipótese é de que a leitura dessa narrativa vista pelo prisma da atividade de leitura desencadeia processos cognitivos/afetivos, o que contribui para a compreensão do modo de agir do sujeitoleitor no mundo socioeconômico. A complexidade veio para atuar em todas as áreas e defende a análise do todo, considerando relevantes todas as partes que o formam. Sendo o sujeito humano complexo é necessário considerá-lo ao mesmo tempo inteligência, afetividade e subjetividade, não limitando sua vida às fronteiras das empresas. Levando-se em consideração também sua unidade e, na relação com os demais, a combinação bio-psicossocial que distingue uma das outras sem separálas da visão global do ser humano. Compreendo, então, a importância de se contestar e interrogar a concepção instrumental e adaptativa que certas teorias concebem do sujeito. Atualmente todas as áreas estão procurando tornar compreensível a experiência humana e observar cada vez mais sua complexidade, suas dimensões cognitivas e subjetivas. O ser humano passa a ser visto como sujeito e não objeto da ação. O paradigma adotado para tecer essa pesquisa está intrinsecamente ligado ao processo de experimentação do cognitivo/subjetivo. Essa pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional do setor alimentício, na região da campanha, no estado do Rio Grande do Sul. Foram executadas atividades como leitura, diálogo e a construção de autonarrativas orais e escritas, no âmbito de um estudo de caso com uma amostra de cinco sujeitos de pesquisa. Os sujeitos pesquisados eram coordenadores e líderes de setores. Nesta pesquisa desencadearam complexificações cognitivas visíveis, como uma motivação para relacionar a leitura da narrativa com as suas próprias narrativas. Foram notáveis as transformações afetivas, a elevação da autoestima, sentimentos de interação e respeito, além de demonstração de interesse em falar e escutar uns aos outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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