Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2500
Autor(es): | Drumm, Elisabeth Cristina |
Título: | Da produção ao consumo cultural : as mediações na implementação do Programa Cultura do Trabalhador - vale-cultura na região do COREDE Campanha-RS |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | Parte-se da Região do Corede Campanha (RCC) e da política pública de fomento ao consumo cultural, inovadora no contexto brasileiro, para delinear o tema desta tese: o consumo cultural de trabalhadores a partir de mediações culturais decorrentes da implementação do Programa Cultura do Trabalhador - Vale-Cultura (PCT-VC), em um contexto regional. Enquanto fundamentos teóricos que abrigaram as reflexões, a busca por relações interdisciplinares orientou a análise e a compreensão em torno do território e seu desenvolvimento, considerando as práticas sociais e institucionais como particulares e únicas. Pela contextualização histórica, a RCC foi apresentada considerando as dimensões econômicas, sociais e culturais. A cultura representa elemento central na discussão, sendo considerada como popular e democrática e faz parte do cotidiano, na qual todas as manifestações estão inseridas e a partir dela se constituem e oportunizam a constituição da cidadania e a produção de sentidos. As políticas públicas de cultura no Brasil assumem o papel de reunir as concepções e as ideias expressas nos diferentes contextos. No período de redemocratização, discussões em torno do acesso à cultura e do movimento em torno da construção de uma agenda que abrigasse a diversidade, oportunizou a reflexão acerca do papel do Estado e das relações de poder para o processo de implementação de uma política pública que inova ao propor o acesso ao consumo de bens e serviços culturais. O objetivo principal foi o de compreender o consumo cultural do trabalhador da RCC a partir do fomento do PCT-VC, sob a perspectiva da teoria das mediações culturais, com ênfase na mediação da Institucionalidade. Partiu-se das concepções dos Estudos Culturais (EC), enquanto proposta teórica e metodológica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, adotou o Mapa das Mediações Comunicativas da Cultura, de Jesús Martín-Barbero (2003), enquanto circuito de cultura e método para a análise. Foram utilizadas como técnicas: a pesquisa de campo, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas, aplicação de a bibliográfica e a documental. O recorte temporal situa-se entre os meses de novembro de 2012 e janeiro de 2019. O PCT-VC apresentou a legislação necessária à sua implementação e um processo de comunicação e de informação limitado. O período imposto para a subvenção fiscal para as empresas beneficiárias foi considerado outro limite. As Matrizes Culturais apontam para uma região forjada pelas relações de poder e de disputa por espaços entre movimentos de exploração de instituições globais e os exercícios de constituições de diferentes territorialidades, em prol do seu desenvolvimento regional. A valorização da cultura e da constituição do território está presente no seu cotidiano. As Lógicas de Produção evidenciam a existência de alguns empresários engajados na implementação do PCT-VC, mas com esforços de comunicação e informação pouco eficientes. Questões tecnológicas foram identificadas como barreiras para a sua implementação, como a grande variedade de bandeiras das empresas operadoras. Houve um consumo de R$ 461.590,56. Constatou-se que os trabalhadores compreendem como válida a existência de uma política de estímulo ao consumo, porém não se observou um movimento em torno da defesa da continuidade do VC. Sobre os hábitos de consumo do trabalhador, destacam-se 1) a dificuldade em estabelecer um tempo no qual a prática do lazer e de acesso a equipamentos, bens e serviços culturais seja prioritário; 2) observou-se um movimento único, em relação ao consumo, que não aconteceria na RCC, sem o VC. Não se observam mudanças na Institucionalidade, a partir da implementação do PCT-VC na RCC, considerando as relações de poder tradicionais e a forma de construção dos discursos, pautados pela não credibilidade nas políticas públicas e na certeza de sua descontinuidade. |
Resumo em outro idioma: | We start from the Corede Campanha Region (CCR) and the public policy to promote cultural consumption, innovative in the Brazilian context, to outline the theme of this thesis: the cultural consumption of workers based on the cultural mediations resulting of the implementation of the Programa Cultura do Trabalhador – Vale-Cultura (PCT-VC), in a regional context. As theoretical foundations that sustain the reflections, the search for interdisciplinar relations guided the analysis and understanding around the territory and its development, considring the social and institutional practices as particular and unique. Through historical contextualization, the CCR was presented considering the economic, social and cultural dimensions. The culture represents the central element of the discussion, being considerate as popular and democratic and part of the daily life, in which all manifestations are inserted and from it people constitute and oportunize the constitution of the citizenship and the production of meanings. The public policies of culture in Brazil assume the role of gathering the conceptions and the ideas expressed in different contexts. In the re-democratization period, discussions around the access to culture e the movement around the construction of an agenda that encompassed the diversity, engendered the reflection about the role of the State and power relations in the implementation process of a public policy that innovates proposing the access to the consumption of cultural products and services. The main goal of this thesis was to understand the cultural consumption of the worker in the CCR based on the promotion of the PCT-VC, under the perspective of the cultural-mediation theory, emphasizing the mediation of the Institutionality. We started from the conceptions of the Cultural Studies (CS), as a theoretical and methodological proposal. This research, with qualitative nature, adopted the Map of Communicative Mediation of Culture, by Jesús Martín-Barbero (2003), as circuit of culture and method to the analysis. The technic used was: the field research, through participant observation, semi-structured interviews and through application of questionnaires; bibliographical and documental research. The time clipping embraces the months of November 2012 and January 2019. The PCT-VC presented the legislation required to its implementation, as well as a process of communication and limited information. The tax subsidy period imposed for the beneficiary companies was considered another limit. The Cultural Matrices point to a region forged by the relations of power and dispute for spaces between movements of global institution’s exploitation and exercises of different-nationality constitutions, in favor of their regional development. The valuation of the culture and the territory constitution is present in the daily life of the region. The Production Logic evidences the existence of some businessmen that are engaged in the implementation of the PCT-VC, but with low efficiency of communication and information efforts. Technological issues were identified as barriers to the PCT-VC’s implementation, such as the wide variety of flags of the operating companies. There was a consumption of R$ 461.590,56. We observed that the workers considerate the existence of a policy to stimulate the consumption as something valid, however we did not observe a movement to defend the continuity of the VC. Regarding to the consumption habits of the workers, we highlight: 1) the difficulty in establishing a time in which leisure activities and access to equipments, products and cultural services is a priority; 2) we observed a single movement related to consumption, wich would not happen in the CCR, without the VC. We did not observe any changes in the Institutionality from the implementation of the PCT-VC in the CCR, considering the traditional power relations and the way of constructing the discourses, ruled by the lack of credibility in public policies and the certainty of their discontinuity. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (RS) Política cultural Indústria cultural Política pública Desenvolvimento regional Cultura |
Orientador(es): | Felippi, Ângela Cristina Trevisan |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisabeth Cristina Drumm.pdf | 5.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons