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http://hdl.handle.net/11624/2519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Giardin, Luiza Helena de Fraga | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise de pontes rodoviárias dotadas de múltiplas vigas em concreto pré-moldado com seção duplo T servindo de laje. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Donin, Christian | - |
dc.degree.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Lajes de concreto | pt_BR |
dc.subject.other | Concreto pré-moldado | pt_BR |
dc.subject.other | Concreto armado | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de estruturas | pt_BR |
dc.subject.other | Pontes de concreto | pt_BR |
dc.subject.other | Pontes | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2519 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T16:51:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T16:51:38Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | De acordo com a vigente norma brasileira que determina os parâmetros para cálculo de cargas móveis em estruturas de pontes, NBR 7188:2013, pontes são estruturas sujeitas a carregamentos em movimento, com posicionamentos variados denominados cargas móveis. O estudo a seguir apresenta uma análise em estruturas de pontes, descrevendo, primeiramente em sua primeira parte, aspectos básicos das obras de arte, como histórico, definições, tipos de seções usuais, e também um estudo mais aprofundado do efeito da carga móvelsobre o tabuleiro da ponte, calculando estes esforços através de dois métodos, buscando a comparação entre eles. Atualmente, há uma grande tendência em utilizar na seção transversal de pontes múltiplas vigas, o que torna o trabalho de grande interesse, pois neste, utiliza-se uma estrutura contendo 8 longarinas. O trabalho a seguir descreverá o processo de obtenção dos parâmetros de coeficientes de repartição transversal, cálculo do trem-tipo e momentos fletores positivos máximos para dois métodos: o método teórico de Engesser-Courbon e método computacional Método dos Elementos Finitos, podendo fazer uma comparação entre ambos. Os principais resultados obtidos neste trabalho foram que os valores encontrados quando comparados os dois métodos foram próximos, mas precisam de maiores análises para serem conclusivos. Também observou-se que nas duas análises os resultados obtidos nas duas análises foram maiores quando calculadas pelo Método dos Elementos Finitos via software Ansys, o que torna o método um pouco mais conservador. Conclui-se que os objetivos propostos na concepção deste trabalho foram alcançados, visto que os resultados obtidos foram significativos e podem contribuir para futuros estudos realizados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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