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http://hdl.handle.net/11624/2520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vogt, Larissa Caroline | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Estudo de dosagem de concreto permeável de alta resistência para pavimentação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pozzobon, Marco Antônio | - |
dc.degree.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Concreto | pt_BR |
dc.subject.other | Concreto - Composição | pt_BR |
dc.subject.other | Agregados (Materiais de construção) | pt_BR |
dc.subject.other | Resistência de materiais | pt_BR |
dc.subject.other | Cimento | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2520 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T17:31:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T17:31:38Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de urbanização e desenvolvimento urbano acelerado vem causando diversos e diferentes impactos ambientais, dentre eles encontra-se o crescimento das áreas com superfície impermeável e o consequente impacto nos processos hidrológicos. A impermeabilização do solo é uma das responsáveis pela ocorrência de picos de cheias e enchentes nos centros urbanos, então como medida para amenizar o escoamento da água e provocar a infiltração, surgem os pavimentos permeáveis. O presente trabalho buscou definir um procedimento de dosagem de concreto permeável para utilização em vias com tráfego de veículos pesados, a partir do estudo de diferentes misturas. Primeiramente, foram moldados corpos de prova com diferentes proporções de teores de agregado miúdo no traço, sendo eles 0%, 5%, 10%, 15%, 20% e 25%, buscando a melhor relação entre permeabilidade e resistência. A partir dos ensaios de caracterização do concreto chegou-se à conclusão de que a mistura com 20% de agregado miúdo apresentou os resultados mais satisfatórios para continuar a pesquisa. A partir dela então, criou-se mais quatro traços, desta vez com variações apenas no consumo de cimento, a fim de comparar somente os parâmetros de resistência mecânica e definir um traço que atendesse às resistências mínimas para utilização em pavimentos. Foram moldados corpos de prova para os traços com a relação cimento: agregado de 1:5,0, 1:4,5, 1:4,0 e 1:3,5. Quanto à resistência à compressão axial todos foram satisfatórios e se mostraram acima do mínimo prescrito na normalização brasileira, já quanto à resistência à tração na flexão apenas o traço 1:3,5 não apresentou resultado satisfatório para utilização como pavimento rígido de concreto em áreas de tráfego pesado. Chegou-se à conclusão de que o procedimento de dosagem é válido e se houverem boas condições de compactação é possível a execução de um pavimento permeável de concreto que atenda os parâmetros mínimos de permeabilidade e resistência para o tráfego de veículos leves e pesados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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