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dc.contributor.authorVogt, Larissa Caroline-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo de dosagem de concreto permeável de alta resistência para pavimentação.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPozzobon, Marco Antônio-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherConcretopt_BR
dc.subject.otherConcreto - Composiçãopt_BR
dc.subject.otherAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subject.otherResistência de materiaispt_BR
dc.subject.otherCimentopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2520-
dc.date.accessioned2019-08-30T17:31:38Z-
dc.date.available2019-08-30T17:31:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO processo de urbanização e desenvolvimento urbano acelerado vem causando diversos e diferentes impactos ambientais, dentre eles encontra-se o crescimento das áreas com superfície impermeável e o consequente impacto nos processos hidrológicos. A impermeabilização do solo é uma das responsáveis pela ocorrência de picos de cheias e enchentes nos centros urbanos, então como medida para amenizar o escoamento da água e provocar a infiltração, surgem os pavimentos permeáveis. O presente trabalho buscou definir um procedimento de dosagem de concreto permeável para utilização em vias com tráfego de veículos pesados, a partir do estudo de diferentes misturas. Primeiramente, foram moldados corpos de prova com diferentes proporções de teores de agregado miúdo no traço, sendo eles 0%, 5%, 10%, 15%, 20% e 25%, buscando a melhor relação entre permeabilidade e resistência. A partir dos ensaios de caracterização do concreto chegou-se à conclusão de que a mistura com 20% de agregado miúdo apresentou os resultados mais satisfatórios para continuar a pesquisa. A partir dela então, criou-se mais quatro traços, desta vez com variações apenas no consumo de cimento, a fim de comparar somente os parâmetros de resistência mecânica e definir um traço que atendesse às resistências mínimas para utilização em pavimentos. Foram moldados corpos de prova para os traços com a relação cimento: agregado de 1:5,0, 1:4,5, 1:4,0 e 1:3,5. Quanto à resistência à compressão axial todos foram satisfatórios e se mostraram acima do mínimo prescrito na normalização brasileira, já quanto à resistência à tração na flexão apenas o traço 1:3,5 não apresentou resultado satisfatório para utilização como pavimento rígido de concreto em áreas de tráfego pesado. Chegou-se à conclusão de que o procedimento de dosagem é válido e se houverem boas condições de compactação é possível a execução de um pavimento permeável de concreto que atenda os parâmetros mínimos de permeabilidade e resistência para o tráfego de veículos leves e pesados.pt_BR
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