Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2522
Autor(es): Silva, Marcos Alexandre Ferreira de Lima e
Título: Educação ambiental : dinâmica de ensino que reflete a realidade.
Data do documento: 2019
Resumo: O trabalho retrata a realidade em que a sociedade santa-cruzense encara a Educação Ambiental em suas escolas, no âmbito municipal, estadual e particular. O proposito consiste em justificar a necessidade de ensino dinâmico adequado para aplicação da Educação Ambiental, levando em consideração a realidade socioeconômica do público alvo como fator preponderante a modulação eminente para obtenção de resultados satisfatórios. No cerne a proposta contempla analisar, acompanhar e desenvolver metodologia com embasamento bibliográfico, aplicável ao ensino fundamental, a fim de abranger com excelência a Educação Ambiental nos três níveis sociais a partir das escolas escolhidas, considerando a capacidade do senso crítico socioambiental do nicho envolvido. Através de metodologia qualiquantitativa, chamada módulos integrativos adaptados, por meio de questionário aplicado pré e pós intervenção em sala de aula com abordagem de temas corriqueiros no dia a dia dos alunos, obtendo parâmetros comparativos para as respostas de cada instituição de ensino participante. Como resultados obteve-se que as escolas públicas, partem com um nível de acertos igual à 53%, enquanto a particular inicia com suas respostas ultrapassando os 60% de acertos antes da intervenção. Além dos alunos, os professores também responderam o mesmo questionário, praticamente gabaritando os resultados o que comprova a incompatibilidade existente entre um possível diálogo que deveria existir entre o mestre e a turma a ser educada. A Educação, até mesmo a Ambiental, vai além de repasse de conhecimento, é comprometimento com o desenvolvimento sustentável de uma nação.
Resumo em outro idioma: This study illustrates the reality of teaching environmental science in Santa Cruz do Sul’s current educational system by comparing the subject matter knowledge of primary school students at public and private schools. The purpose of this study is to justify the need for a dynamic approach in the education of environmental sciences that considers the various social economic differences of the institution where students being taught the subject. At its core, this study was looking analyze, monitor, and develop a proper methodology applicable to elementary schools that bridges the engagement of the subject amongst the various types of schools in Santa Cruz do Sul, both public and private schools.Through a qualitative methodology, called “Modulos Integrativos Adaptados”, an environmental science questionnaire was developed using common colloquial themes and provided before and after an in-class workshop about environmental science, responses were collected from students at each institution. One of the observations the questionnaire was able to provide was the fairly large difference in the number of correct responses students were able to provide about the subject, with about 53% for public school students compared to about 60% among students from private schools. But when these results were then compared to those of their teachers, the difference was even greater, highlighting a possible failure among teacher & student relationship within the current education system. Education and educating students, even on the subject of environmental science, is more than just a review of knowledge it's also a commitment to the sustainable development of the nation.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Engenharia Ambiental
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Cidadania
Educação ambiental - Santa Cruz do Sul (RS)
Meio ambiente
Orientador(es): Marquardt, Liliane
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Alexandre Ferreira de Lima e Silva.pdf701.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons